[RESENHA] Cidade dos Ossos – Cassandra Clare

cidade-dos-ossos1Título:  Cidade dos Ossos – Os Instrumentos Mortais #1
Autora:  Cassandra Clare
Editora: Galera Record 
Páginas: 459
Classificação:  5/5 ❤ Favorito

Um mundo oculto está prestes a ser revelado… Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato – muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer… Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Cidade dos Ossos é o primeiro volume da serie Os Instrumentos Mortais composto por seis livros. Cassandra Clare, a autora, não economizou na criatividade, me fez sofrer junto com os protagonistas super carismáticos. Eu me envolvia cada vez mais pela historia a cada pagina virada.

“Todas as histórias são verdadeiras.”

Clary Fray, é uma adolescente comum que vive em Nova York e deseja apenas um pouco de liberdade de sua mãe protetora. Em uma noite, Clary e Simon, seu melhor amigo, vão a uma apresentação de poesia e na volta ela insiste em ir a uma boate. Mesmo contrariado Simon aceita ir, eles entram sem dificuldades, e o que era para ser uma noite de diversão, se transforma em terror. Clary presenciara um crime, onde só ela conseguia enxergar.

“Ele afundou a faca no peito do menino de cabelo azul, e um líquido quase preto explodiu em volta do cabo. O garoto se contorceu, gorgolejando e girando. Com um sorriso, Jace se levantou. Sua camisa preta agora estava ainda mais escura em alguns pontos, molhada de sangue.”

Poucos dias se passam até a mãe de Clary desaparecer misteriosamente e menina ser atacada por um demônio, criaturas do submundo, que Clary nem sabia que existia. E assim que a historia ganha vida. Jace, o jovem sombrio e um dos “assassinos” que estava na boate, inteiramente sexy, salva a vida de Clary e a leva para o Instituto de Nova York.

“— É nessa hora que você começa a rasgar tiras da própria blusa para fazer um curativo no meu machucado?
— Se você queria que eu arrancasse minhas roupas, bastava pedir.”

Clary é jogada em um mundo desconhecido dos Caçadores de Sombras, também conhecido como Nephilins, humanos com sangue de anjo, que tem a missão de manter o Mundo das Sombras separado dos mundanos. Um mundo que não só existem demônios, como também vampiros, lobisomens, feiticeiros e fadas.

Na sua busca por encontrar a mãe, Clary descobre que ela não é só uma simples mundana, mas uma Nephilim, e nessa aventura ela acaba entrando ainda mais no Mundo das Sombras, buscando respostas que sua mãe escondia sobre o seu passado. É onde ela conhece melhor Jace, o caçador muito sarcástico que sabe que é bonito, além da sua incrível habilidade em aniquilar demônios.

“— Aquelas garotas do outro lado estão olhando para você. – Jace assumiu um ar jovial de gratificação.
— É claro que estão — ele disse. — Eu sou terrivelmente atraente.”

Na historia conhecemos Alec e Isabelle Lightwood, irmãos que vivem no Instituto junto com Jace. Alec Lightwood é o parabatai de Jace. Um parabatai significa que são mais que irmãos, é um par de Caçadores de Sombras que lutam juntos desenvolvendo uma grande amizade que vai além de laços familiares. Isabelle é aquele tipo de garota com personalidade forte, que não se abala por nada, confesso que a Izzy conquistou meu coração. Mais tarde somos apresentados ao Alto Magnífico Feiticeiro de Brooklyn Magnus Bane, um personagem que veio para encher o livro de purpurina e alegria, adorei todas as cenas que ele aparece.

“Magnus pegou o convite da mão dela e olhou para o papel com profundo desgosto.
— Eu devia estar bêbado — ele disse. E abriu a porta.  — Entrem. E tentem não matar nenhum dos meus convidados.”

Nessa aventura somos jogados de frente com um grande inimigo impiedoso da Clave, Valentim Morgenstern. A Clave é a instituição que governa todo o Mundo das Sombras, é liderada pelo Conselho, o Inquisidor e o Cônsul. Valentim era um caçador de sombras e criou uma organização chamada O Ciclo, inicialmente as pessoas viam como uma boa coisa, só mais tarde para saber que Valentim planejava a destruição da Clave.

Eu li Cidade dos Ossos por incentiva de uma amiga, e fui surpreendida, amei a escrita de Cassandra Clare, a narrativa é muito boa, o livro me conquistou nas primeiras paginas, e é impossível não se apaixonar por Jace , ele roubava a cena. Recomendo muito a leitura para quem ama um livro que tem de tudo, aventura, romance, drama e suspense…

12 comentários sobre “[RESENHA] Cidade dos Ossos – Cassandra Clare

  1. Ah amiga só de ler esses trechos….ler sobre a história…me deu uma saudades….Jace ❤
    Essa historia é especial por si só, mas marcou muito pra mim pelo fato de termos lido ela juntas…A cada nova página dividimos comentários, angustias e teses sobre o futuro da trama, a cada suspiro e sonhos com Jace você estava lá… Pode ter certeza que nunca teria sido o mesmo!!! ❤ ❤ minha gemea linda

    Curtir

    • É verdade amiga, a cada pagina lida vc estava lá comigo… Essa serie marcou tanto, ela se tornou mais interessante pq você esteve sempre presente, fortificou nossa amizade de uma maneira que eu jamais imaginaria que isso fosse acontecer! Não vejo a hora de ler As Peças Infernais, Julian Quin, Apenas Um Dia, pq eu sei q vamos ler juntas 🙂 ♥ Beijinhos minha linda, obrigada pelo apoio…

      Curtir

    • Oii Bruna que bom que gostou da minha resenha!
      Eu já li a serie completa, estou resenhando agora, pq qdo eu li não tinha o blog ainda. Eu amei a serie completa, minha próxima leitura será As Peças Infernais…
      Obrigada, visitarei seu blog!
      Beijinhos!

      Curtir

Deixe um comentário

