[RESENHA] Eleanor & Park – Rainbow Rowell

61ScsVf+reL._SL1200_Título: Eleanor & Park
Autora:
Rainbow Rowell
Editora:
Suma de Letras
Páginas:
328
Classificação:
4/5

Eleanor é a nova garota na cidade, e ela nunca se sentiu mais sozinha. Todas as roupas estranhas, cabelo ruivo caótico, e uma vida familiar cheia de problemas, ela não poderia ficar mais de fora nem se tentasse. Então ela senta no ônibus ao lado de Park. Calmo, cuidadoso e – aos olhos de Eleanor – impossivelmente legal, Park acredita que ficar fora do caminho é o melhor jeito de sobreviver ao colegial. Devagar e instantaneamente, através das conversas tarde da noite e uma grande pilha de fitas, Eleanor e Park se apaixonam. Eles se apaixonam do jeito que sempre é a primeira vez, quando se tem 16 anos, e não há nada e tudo a perder. Ambientado no ano escolar de 1986, Eleanor & Park é engraçado, triste, chocante e verdadeiro, uma viagem nostálgica para quem nunca esqueceu seu primeiro amor.

Eleanor & Park é livro da autora Rainbow Rowell que nos apresenta uma historia divertida, carismática, com todo aquele clima de estudante de ensino médio, primeiro beijo, primeiro amor, inocência, e ainda mais na década de 80 o que deixou a história tão legal, mas ao mesmo tempo, deparamos com assuntos polêmicos que vemos cada vez mais nos dias atuais, ela nos mostra em como as aparência pode enganar. A narrativa vai alternando entre Park e Eleanor, o que é bom, pois podemos ver duas historias se transformar em uma.

Eleanor é uma adolescente incomum. Ela é ruiva, vive com os cabelos bagunçados, veste roupas masculinas e é um pouco acima do peso. Tem sua felicidade roubada com a chegada do seu padrasto, homem muito cruel que maltrata a mãe de Eleanor e trata ela e os irmãos de uma forma muito dura, obrigando-os a fazer o que ele quer. Irmã mais velha, ela se sente na obrigação de cuidar dos mais novos. Eleanor vive com medo, retraída, não tem amizades e não revidas as ofensas que ela ouve todos os dias, tanto em casa quanto na escola. Eles vivem em uma casa bem pobre e sem privacidade, inclusive o banheiro não tem porta, não tem dinheiro para comida e muito menos para roupas novas. A cada pagina virada, nos entristecemos com a realidade de Eleanor. Mas no meio de tanto sofrimento, eis que surge uma esperança… Park…

Park é descendente de coreanos, vive uma vida tranquila e tem poucas amizades e não gosta de ser incomodado no ônibus escolar, por isso ele sempre senta sozinho. Mas ele vê as coisas mudarem quando conhece Eleanor entrando no ônibus da escola e sentando ao lado dele. Tudo o que ele quer é ficar bem longe dela. Eleanor chama muita atenção pelas suas roupas e aparência, é difícil de ser ignorada. Park chega a pensar que ela quer chamar atenção de todos e esta pedindo para ser alvo de maldades de outros alunos da escola.

Park e Eleanor começam a sentar todos os dias juntos no ônibus, logos eles são atraído pelo gosto em comum por quadrinhos, X-Men e Watchmen. Park traz uma playlist do The Cure e Smithis para Eleanor conhecer e é assim que ele tem tornado a vida dela menos sofrida. A atração entre os dois é inevitável, é o primeiro amor para ambos e tudo é inocente e puro.

“Park tocava as mãos dela como se fossem algo raro e precioso, como se seus dedos estivessem intimamente conectados com o restante de seu corpo. O que, é claro, era fato. Difícil explicar. Ele a fazia sentir como se ela fosse mais do que a soma de suas partes.”

É impossível não se envolver com os conflitos familiares, sentir medo por eles, mas também me encantei com o amor dos dois. A história o tempo toda chama a atenção para a aparência dos personagens, porem logo percebemos que Park e Eleanor são muito mais do que aparências, são como pessoas reais, que vivem com problemas diariamente, que tem seus defeitos e qualidades e que sonham.

“A gente acha que abraçar uma pessoa com força vai trazê-la mais para perto. Pensamos que, se a abraçarmos com muita força, vamos senti-la, incorporada em nós, quando estivermos longe. Toda vez que Eleanor ficava longe de Park, sentia sua perda.”

Eleanor & Park conta a história da formação de um amor de duas pessoas que se combinam e se completam, e também um livro triste que lida com temas fortes como o bullying, abuso familiar e a dificuldade de lidar com os pais na adolescência. Eu vi que é preciso ter muita coragem para viver uma vida como de Eleanor e amar demais para proteger a pessoa que amada como Park fez. Apaixonei-me completamente pela história de amor deles de tão inocente que é.

“- Não gosto de você, Park. Eu… Eu acho que vivo por você. Acho que nem respiro quando não estamos juntos. O que significa que, quando te vejo na segunda de manhã, foram umas sessenta horas sem respirar.

Apesar de amar quase o livro todo, eu me decepcionei com o final, senti que autora se perdeu ou não soube finalizar a historia, não sei, acho que ela poderia ter se saído melhor, ficou uma coisa meio vaga, mas para todos os efeitos a leitura compensa demais e vale a pena, por isso eu super indico esse livro.

5 comentários sobre “[RESENHA] Eleanor & Park – Rainbow Rowell

  1. Leisi, acompanho seu blog a cada post e acho que sua escrita tem melhorado a cada dia…Cada resenha sua eu gosto mais e mais amiga…! Eleanor & Park é um desejo antigo…agora ainda mais forte, achei uma graça a história do jeito que vc apresentou aqui e pretendo ler ainda esse mês! Estou louca pra saber se teremos a mesma opinião sobre o final… 😀

    Curtir

    • Obrigada amiga!
      O livro é uma graça, você precisa ler! Eu realmente desejo compartilhar esse final com você, eu vi algumas pessoas que amaram 100% o livro, eu não gostei do final.

      Curtir

    • Oi Sabrina,
      Esse foi o primeiro livro que eu li dessa autora, gostei bastante, mas como vc citou, é uma pena o final não ter me agradado, acho que poderia ter sido melhor. Você deveria ler, é um livro lindo que compensa o final….
      Vou fazer uma visita no seu blog…
      Beijinhos ❤

      Curtir

Deixe um comentário

