[RESENHA] O Beijo das Sombras – Richelle Mead

o-beijo-das-sombrasSINOPSE: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma vampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi, os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?

Fantasia  320 Páginas  Editora: Agir  Classificação: 5/5 Favorito

O Beijo das Sombras é o primeiro volume da série Academia de Vampiros, escrito pela autora Richelle Mead. Neste livro nos deparamos com o mundo dos Vampiros totalmente desconhecido, diferente de Crepúsculo ou qualquer coisa que você já tenha ouvido falar. Então esqueça qualquer coisa que você sabe sobre vampiros, a única coisa certa é que eles precisam de sangue para se alimentar.

Logo no inicio da leitura, somos apresentados a três espécies de vampiros, são eles: os MOROI, que já pertencem a uma linhagem vampiresca, ou seja, são vampiros que não precisa ser transformados, já nascem vampiros, eles são mortais, envelhecem e morrem, podem até construir famílias inclusive com humanos, se enfraquecem com a luz do sol, mas isso não impede de sair a luz do dia por pouco tempo e cada Moroi tem um poder ligado a somente um elemento da natureza seja ar, terra, água ou fogo. Os DAMPIROS são metade humanos e metade Moroi, podem sair a luz do sol, não bebem sangue e nem tem presas de vampiros, não podem constituir famílias e nem dominar os elementos. Eles têm como principal objetivo de manter os Morois em segurança, por isso são treinados avidamente em técnicas de combate. E os STRIGOI são os vampiros mortos-vivos, é uma raça muito forte, são imortais, criaturas totalmente noturna, sangue é o único alimento deles e eles não têm piedade. Ninguém nasce Strigoi, tanto um Dampiro ou um Moroi podem querer se transformar em um Strigoi e decidir seguir esse caminho.

“Ganhar poderes superiores não significa que você esteja plenamente apto a usá-los”

Rose Hathway nossa protagonista é uma dampira muito ousada e não mede esforços para se meter em encrenca, na infância conheceu Lissa Dragomir, uma Moroi e pertencente à realeza, após um acidente de carro com sua família ela foi à única sobrevivente, na verdade Rose estava no carro também e por um “milagre” sobreviveu, desde então Rose consegue ver e sentir os pensamentos de Lissa, ela se tornou guardiã não oficialmente de Lissa, pois para ser oficial precisa de toda uma cerimônia e elas teriam que ter idades suficientes para isso, mas ambas não tem.

Há dois anos Rose e Lissa fugiram da academia de vampiros São Vladimir, onde Morois e Dampiros estudam e se protegem dos perigos que os Strigoi oferecem, o motivo era a Lissa, Rose precisava urgentemente tira-la da academia e levá-la para bem longe, o porquê era um grande suspense na historia.

Mas certo dia, Lissa e Rose foram pegas por Dimitri um dos guardiões transferido da Rússia para São Vladimir junto com outros guardiões e levadas novamente para a academia. Rose sempre muito popular causou um maior alvoroço entre os alunos quando elas voltaram. Ela foi punida por ter fugido com a princesa Dragomir, fazendo que a única de sua linhagem corresse perigo fora da escola. E então nossa querida Rose foi obrigada da treinar nas horas extras com o Dimitri (Juro que eu gostaria uma punição dessa).

“Eu na verdade tinha um respeito saudável por qualquer pessoa que encarasse um dia inteiro de trabalho, não importava de que tipo fosse”

Dimitri tem uma personalidade de homem muito sério, com sotaque da Rússia e alem de ser lindo com os cabelos compridos na altura do pescoço. Claro que Rose se sente atraída por ele, mas o relacionamento entre eles jamais poderia acontecer, seria um escândalo na academia e Dimitri poderia até ser transferido de novo, já que ele é um professor da São Vladimir e mais velho que Rose.

Adorei a forma como a autora conduziu a historia, os personagens são incríveis, Rose é muito determinada, não é de ficar de mimimi, é bem direta, sabe ser divertida e tem espírito de guerreira. Minha personagem feminina favorita. Dimitri não mede esforços para proteger os Morois, é muito disciplinado e tenta ficar longe da Rose para não trazer maiores conseqüências do que a menina já tem. Sem duvidas esse casal é de arrancar suspiros de nos pobres leitores vendo a infelicidade deles.

“As pessoas não podem tratar as outras como elas querem e bem entendem”

O livro é perfeito, prende o leitor do começo ao fim, a narrativa é bem fluida e eu acho que Richelle Mead acertou em cheio em mudar essa visão padrão que temos sobre os vampiros. Única coisa que me incomodou um pouco foi a capa, poderiam ter escolhido uma melhorzinha. Para quem procura um bom livro de fantasia com ação, romance e drama, ta ai uma boa indicação “O Beijo das Sombras”.

“As maiores e mais poderosas revoluções frequentemente começam em silêncio, escondidas nas sombras. Lembre-se disso”

Esse livro foi adaptado para o cinema e assisti para saber se a adaptação ficou tão boa quanto o livro. E me decepcionei totalmente, não gostei nenhum pouco, sei que nenhum filme é 100% igual ao livro, mas teve muitas mudanças que me incomodou bastante alem do filme não ter tanta ação quanto no livro. Mas adorei alguns atores contratados para o filme. O autor Dominic Sherwood que viverá Jace em Shadowhunters é um dos autores que fez parte do elenco da Academia de Vampiros, ele viveu o personagem Christian Ozera um Moroi rejeitado pelos vampiros desde que seus pais decidiram se tornar um Strigoi e foram mortos. Confira o trailer do filme:

SÉRIE ACADEMIA DE VAMPIROS
1- O Beijo das Sombras

2- Aura Negra
3- Tocada Pelas Sombras
4- Promessa de Sangue
5- Laços do Espírito
6- O Último Sacrifício

Anúncios

13 comentários sobre “[RESENHA] O Beijo das Sombras – Richelle Mead

  1. Olá eu gosto muito desta série este mundo criado pela Richelle é mundo bom além de ter uma super protagonista e ótimos personagens.Também não gostei muito do filme achei ele meio pobre além de ter umas mudanças nada haver.
    bjs

    Curtido por 1 pessoa

    • Oii Fabii…
      É tão bom encontrar alguém que tem o mesmo gosto que eu.
      Eu tbm gosto muito dessa serie, saiu um pouco fora dos padrões sobre historias vampirescas. E o filme realmente foi bem pobre! Deveriam criar uma serie igual fizeram com Os Instrumentos Mortais, fizeram o filme, não valeu nada ai criaram a série 😀
      Beijinhos!

      Curtir

  2. Oi Leisi!!
    Nunca li nenhum dos livros dessa série ou assisti na tv… não sei bem ao certo o motivo, só sei que acabou passando dentre tantos livros da minha listinha de desejados!rs
    Mas ler sua resenha e ver detalhes sobre a trama me fizeram ficar curiosa…quem sabe ainda não leio?! 😀
    Bjinhos amiga, arrasou!

    Curtir

    • Oi amiga…
      Eu indico para você ler sim, pq te conhecendo sei que vai amar, principalmente a Rose, a protagonista. Mas eu sei que você tem uma pilha de livros para ler e então tem que abrir mão de alguns. Eu adoro essa série se um dia tiver oportunidade leia.
      E vc viu que o nosso futuro Jace Herondale fez parte do filme dessa série? 😀 hahaha
      Beijinhooos Bru Predileta!

      Curtido por 1 pessoa

      • Ah eu to bem animada…pensando seriamente em add a wish list depois que acabar minha pilha amiga! Ah nosso futuro Jace arrasando nas telas…agora quero mais ainda! ahuahuhua Bjinhos amiga linda

        Curtido por 1 pessoa

        • Vale a pena vc add na sua wishlist nem que seja futuramente, acho que você vai gostar bastante 😉
          Jace ❤
          Beijinhos amiga!

          Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s