[RESENHA] Como Eu Era Antes de Você – Jojo Moyes

Como Eu Era Antes de VocêSINOPSE: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um atropelamento por moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Romance  320 Páginas  Editora: Intrínseca  Classificação: 5/5 Favorito

Já faz um bom tempo que eu li o livro Como Eu Era Antes de Você da autora tão prestigiada Jojo Moyes, porém só agora resolvi fazer a resenha porque antes eu não tinha o blog ainda, mas devo dizer que esse livro é tão marcante e sempre vou me lembrar dele, me fez ter outra visão sobre a vida, no final dessa leitura eu já estava chorando horrores.

”Sei que essa não é uma história de amor como outra qualquer. Sei que há motivos para eu nem dizer isso. Mas eu amo você. De verdade.”

Will Traynor tinha uma vida perfeita, empresário, de família rica, esportista e além de ser um homem muito charmoso e bonito, mulheres iria à loucura por causa ele. Mas um acidente automobilístico o deixou tetraplégico e acabou mudando sua vida para sempre. Dois anos após o acidente, Will não aguenta mais viver daquela maneira, as condições no qual ele estava forçado a viver estava acabando com ele, então Will toma uma decisão que abala seus pais e os forçará a fazer algo para mudar os pensamentos do filho.

“A última coisa que vê é uma luva de couro, um rosto dentro de um capacete, o choque nos olhos do homem refletindo o dele próprio. Há uma explosão quando tudo se parte em pedaços. E então não há nada.”

Louisa Clark é uma mulher simples, sem muitas ambições e tem uma vida comum, mora com os pais, o avô, uma irmã e o sobrinho, tem um namorado chamado Patrick o qual ela sabe que ele não a ama e trabalha em um café. Porém um imprevisto acontece e o dono do café decide fechar as portas, desempregada Lou precisa urgente encontrar outro emprego, pois o salário dela é o sustento da família. Sem um estudo qualificado e após varias tentativas fracassadas, Louisa faz uma entrevista para ser cuidadora de um tetraplégico mesmo ela não tendo experiência, mas para sua surpresa ela é contratada por um curto período de apenas de 6 meses com um salário ótimo, mas ela não previa o que estava para acontecer.

No primeiro dia de trabalho, Lou estava muito nervosa, não se sentia confiante, mas após a mãe de Will lhe passar sua função principal que seria apenas fazer companhia e alegrar um pouco a vida desse homem, Louisa ficou mais tranqüila. Entretanto, essa tranqüilidade durou pouco, quando a jovem conhece Will, logo quis largar o emprego, ele era muito mal humorado e de difícil convivência, irritava as pessoas que estavam ao seu redor e não queria uma cuidadora.

Demorou um tempo até que Lou conseguisse conquistar Will com seu jeito extrovertido e amolecendo o coração do rapaz que também se mostrou muito simpático. Eles se tornaram amigos e essa amizade foi se transformando em algo mais especial. Tudo ia bem até que Lou escuta uma conversa entre a mãe e irmã de Will e descobre os verdadeiros motivos para o contrato dela ser somente de 6 meses. Ela sentiu seu mundo desabar, não iria desistir de Will e então com um plano bolado ela resolveu por em pratica, queria mostrar a Will como a vida valia a pena.

“Estou lhe dando isso porque poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas”. “É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida (…)”.

Lou e Will estavam ficando cada vez mais próximos, os sentimentos deles só aumentaram, mas… Fico sem palavras para descrever os sentimentos que senti quando terminei de ler esse livro, chorei por uma semana todas as vezes que eu me lembrava dessa história.

Will e Lou transformaram a vida um do outro, se tornaram pessoas melhores e conseqüentemente mudou minha visão sobre muitas coisas. Jojo Moyes escreveu esse enredo tão bem, a narrativa é bem fluida, após a leitura você com certeza vai ficar com uma ressaca enorme e chorar muito. A história é bem reflexiva que podemos levar para nossas vidas, pois muitas pessoas se encontram no mesmo estado que Will e nos não temos a dimensão da dor dessas pessoas. Passei a olhar com mais atenção todos que precisam de um cuidado especial, porque até mesmo um sorriso pode mudar o dia de alguém.

“Eu não era mais a única responsável por um pobre tetraplégico. Estava apenas sentada com um sujeito particularmente irônico, batendo um papo.”

Enfim eu não tenho palavras para descrever o quão lindo é esse livro, essa história, só desejo que todos os leitores possam ler essa obra de Jojo Moyes e se apaixonar como eu me apaixonei. Recomendo a leitura!

“— Sabe de uma coisa?
Eu podia passar a noite toda olhando para ele. Para o brilho no canto dos seus olhos.
Para o lugar onde o pescoço encontrava o ombro.
— O quê?
— Às vezes, Clark, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama.”

ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA

O livro teve os direitos de adaptação cinematográfica adquiridos pelos estúdios MGM. E conta com Sam Claflin (Finnick Odair, Jogos Vorazes: Em Chamas) que interpretara Will e Emília Clarke (Daenerys Targaryen, Game of Thrones) que fará Louisa. Os roteiristas serão Scott Neustadter Michael H. Weber, os mesmos do filme “A Culpa é das Estrelas”.

Para ver as fotos das filmagens clique AQUI.

Continuação de “Como Eu Era Antes de Você” se chamará “AFTER YOU” (Depois de Você)

Confira a Sinopse AQUI.

Obs.: O livro esteve em primeiro lugar nas principais listas de best-sellers da Inglaterra, onde vendeu mais de 500 mil exemplares, “Como Eu Era Antes de Você” teve direitos de publicação negociados para 28 países.

 

15 comentários sobre “[RESENHA] Como Eu Era Antes de Você – Jojo Moyes

  1. Oi amiga! 🙂 Amei a resenha…
    Ai meu Deus….o que acontece a Will? To curiosa agora… XD
    Amiga esse livro parece ser tão doce e triste…daqueles que deixam um aprendizado depois de ler… Adorei os trechos ❤
    Esse livro é meta de leitura ainda pra esse ano, vc me recomendou muito e com certeza irei gostar hihihihi
    Bjinhos

    Curtido por 1 pessoa

    • Oiii Bruna…
      Eu tbm achei Sam Claflin perfeito para o papel de Will ❤ Estou com altas expectativas com esse filme, sei que vou chorar horrores!
      Obrigada! 😀
      Beijinhos!

      Curtir

Deixe um comentário

