[RESENHA] Os 13 Porquês – Jay Asher

Os 13 PorquêsTítulo: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256
Classificação: 5/5  Favorito

SINOPSE:
“Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.”

Os 13 Porquês é um livro voltado para o publico jovem que mostra as consequências de nossos atos pode ser fatídico. Escrito pelo autor Jay Asher, vamos conhecer a trágica história de Hannab Baker. Houve 13 pessoas e 13 porquês e no final só uma foi prejudicada.

“Ninguém sabe ao certo o impacto que tem na vida dos outros.”

Clay Jensen é um jovem apaixonado por Hannah, uma garota que se suicidou recentemente, mas antes de cometer o suicídio, ela enviou uma caixa de sapato para algumas pessoas especificas e dentro dela havia sete fitas cassetes. Seis fitas tinham lado A e lado B, e a sétima apenas um lado, totalizando 13 gravações.

“Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play ►”

Cada gravação era destinada a uma pessoa e contava uma história diferente. Clay recebe essa caixa de sapato, inicialmente ele não entende porque recebeu essa encomenda, até escutar a primeira fita cassete. Nas gravações era a voz de Hannab, antes do suicídio, ela gravou as fitas para todas as pessoas que influenciaram ela tomar a decisão de tirar a própria vida.

“Eu não esqueci. Se há uma coisa que ainda tenho é memória. O que é péssimo. Se eu esquecesse as coisas de vez em quando, todos nos estaríamos um pouco mais felizes.”

Em Os 13 Porquês, acompanhamos minuciosamente a desconstrução de Hannab. Ela detalha cada sentimento que teve até o momento que levou a cometer o suicídio, o peso dos boatos maldosos sobre a vida dela, a raiva daqueles que a prejudicaram e também a culpa pelas vezes em que virou as costas para um problema que poderia ter sido resolvido.

A cada capitulo do livro, observa-se a luz de dentro de Hannab se apagar, a esperança se esvair, e por isso ela perdeu a vontade de viver. Temos uma visão clara sobre o suicídio, e a luta de Hannab contra essa decisão, ela tentou, mas não foi o suficiente até que se rendeu.

Os 13 Porquês é um ótimo livro para ver o quanto nossos atos sobre a vida de uma pessoa pode desencadear uma reação em cadeia, virando uma bola de neve. A narrativa do livro é bem fácil, e alterna entre as gravações de Hannad com os diálogos e pensamentos de Clay. O livro traz uma excelente trama, por isso indico a todos, principalmente aos jovens que costumam se vangloriar por tudo. Afinal, tudo que fazemos tem as suas consequências.

“Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade.”

41

Anúncios

7 comentários sobre “[RESENHA] Os 13 Porquês – Jay Asher

  1. […] Bom dia leitores! Minha quinta-feira começou estranha, eu acordei esquisita e para piorar acabei vendo umas postagens de uma amiga que me deixou triste, e logo lembrei desse livro “Os 13 Porquês“. Esse é o tipo de livro que toda pessoa deveria ler para entender o que as vezes se passa na mente humana, como atitudes mesquinhas de uma pessoa pode impactar grandemente na vida de outra. Se você não conhece o livro, confia a Resenha Aqui. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s