[RESENHA] A Lista Negra – Jennifer Brown

A-Lista-Negra-Jennifer-BrownTítulo: A Lista Negra
Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Páginas: 272
Classificação: 5/5  Favorito

SINOPSE:
E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.

A Lista Negra, escrito pela autora Jennifer Brown, traz uma história intensa e chocante sobre a vida de uma adolescente transformada após uma tragédia, que de algum modo indireto ela ajudou a contribuir.

Valerie Leftman, uma estudante do ensino médio bem comum, não tinha muitos amigos, mas namorava Nick Levil, um jovem que adorava Shakespeare e viva o mesmo problema que sua namorada. Ambos eram alvos de bullying e sofriam em casa com a família desunida, mas eles tentavam levar uma vida dentro da normalidade.

“E foi assim que começou a famosa Lista Negra: como uma piada. Uma forma de descarregar a frustração. No entanto, ela acabou se transformando em algo que eu nem imaginava”

Um dia, Valerie, para aliviar todo o estresse que tem passado, ela criou uma lista com o nome de todas as pessoas que a afetava de alguma forma, ela intitulou de Lista Negra. Quando começou a namorar, Nick tomou conhecimento dessa lista e também passou a colocar alguns nomes.

Para a Val a lista era um meio de extravasar sua frustração e a raiva, estava tão apaixonada por Nick que não percebia o quanto ele levava aquela lista a sério. Em um dia comum de aula, Nick aparece na escola com um comportamento estranho, e foi na Praça de Alimentação da escola que aconteceu um massacre, quando Nick sacou uma arma e saiu atirando em todas as pessoas que estavam naquela lista.

Valerie chocada com o que vê, ela entra na frente de Jessica Campbell, uma garota que tem atormentado Val desde o dia em que se conheceram, e acaba levando um tiro na coxa e impedindo o massacre que ocorria. Nick Levil por fim, aponta a arma para sua própria cabeça e atira. Agora Valerie precisa se recuperar todo o drama que viveu, mas não vai ser fácil, as pessoas a culpam por causa da lista, e ninguém a vê como uma heroína que interrompeu o massacre, e para piorar Val precisa voltar para a escola e seus pais estão cada vez se desentendendo mais.

“E eu passava cerca de uma hora, meu quarto ficando escuro, pensando em que diabos tinha acontecido para me tornar tão incerta sobre até mesmo quem eu era. Por que “quem você é” deve ser a pergunta mais fácil de ser respondida, certo?”

A Lista Negra é um livro intenso, a todo o momento deixa o leitor arrepiado e com uma estranha sensação. A história é alternada entre o passado e presente, Jennifer Brown mostra como o bullying era terrível para os personagens antes do massacre. A autora fez como foco, a recuperação de Valerie e todo o drama que ela enfrentaria pela frente ainda. Senti muito medo por essa protagonista, tudo levava a crer que poderia acontecer o pior no final da história. É muito fácil se afeiçoar por essa personagem, ela é apenas uma jovem comum tentando sobreviver com os pedaços de sua vida.

A edição do livro é impecável, a capa tem efeito em relevo, cada inicio de um capitulo tem um desenho e as folhas são grossas e amareladas. A narrativa é bem simples e de fácil leitura.

Enfim, A Lista Negra não é apenas um livro, mas sim O Livro e merece ser lido por todos. Ele traz muitas reflexões. Nós não sabemos o que passa na vida dos outros, por isso uma brincadeira pode acabar com o dia de alguém. Recomendo Muito.

 “Às vezes, em um mundo onde os pais se odeiam e a escola é um campo de batalha, era ruim ser eu.”

41

Anúncios

10 comentários sobre “[RESENHA] A Lista Negra – Jennifer Brown

  1. Pode curtir mais de uma vez? hihihi
    Livro lindo, resenha super bem escrita…fiquei emocionada só de lembrar de tudo o que a protagonista passou…<3 Mais um lido pelas gêmeas e add aos favoritos da vida! ^^

    Amiga esse trecho que vc escreveu define muito bem o livro: “A Lista Negra é um livro intenso, a todo o momento deixa o leitor arrepiado e com uma estranha sensação.” – Amei!!

    Beijinhos da gêmea

    Curtido por 1 pessoa

    • Vou criar um botão de dar 1.000 likes hahaha… Obrigada gêmea, que bom que gostou da minha resenha, sua opinião sempre me deixa mais segura… Mais um livro lindo lido pelas gêmeas para adicionar na nossa lista… Lista das Gêmeas e não Negra hahaha (piada sem graça, eu sei)….
      Beijinhos amiga!

      Curtido por 1 pessoa

      • Amei a resenha gêmea…vc é uma ótima escritora 😉
        hahahhahah nossa lista é branca, vamos deixar isso bem claro nas redes sociais ahahahhaah Só vc amiga…rindo mt!
        Beijinhos

        Curtido por 1 pessoa

    • Oii Silvana!
      Eu li Os 13 Porquês e A Lista Negra em seguido, foram dois livros fortes e bem reflexivos. Tbm não aprovo o que o ele fez, mas a vida de Val e Nick estava sendo prejudicada, e ninguém via o que acontecia com eles de verdade…

      Curtir

  2. Oi Leisi,
    Que resenha linda.
    O livro me fez sentir assim e também fiquei achando que a Valerie iria optar por um final trágico. Indicaria para todos mesmo. Deveriam recomendá-lo para algumas turmas em colégios.

    Tenha uma linda semana ♥
    Nana – Obsession Valley

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s