[RESENHA] Filme – O Doador de Memórias

Doador2-5x3Titulo: O Doador de Memórias
Titulo Original: The Giver
Duração: 97 min
Classificação: 3,5/5

SINOPSE:
“Uma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Uma pessoa é encarregada a armazenar estas memórias, de forma a poupar os demais habitantes do sofrimento e também guiá-los com sua sabedoria. De tempos em tempos esta tarefa muda de mãos e agora cabe ao jovem Jonas (Brenton Thwaites), que precisa passar por um duro treinamento para provar que é digno da responsabilidade.”

Baseado no best-seller de Lois Lowry, O Doador de Memória é uma distopia, com uma sociedade controlada pelo governo, assim como conhecemos em Jogos Vorazes e Divergente.

Jonas vive em uma sociedade ideal, onde não existe o preconceito, desigualdade, violência e sofrimento, em compensação, todo e qualquer sentimento foram eliminado das pessoas, amor, ódio, carinho e etc., como também, os animais, a musica, as cores e a busca pela felicidade e dos próprios ideais. A vida segue uma rotina estável e perfeita.

doador-de-memorias

Quando os jovens atingem certa idade, eles são designados a uma profissão que exercerá pelo resto de suas vidas, a escolha é feita com base nas características de cada pessoa, eles são observados desde o seu nascimento a todo o momento pelos anciões. Diferente dos amigos, Jonas se vê em aflito com a designação da sua profissão, ele tem receios de não ser uma pessoa normal para possuir algum talento para ajudar a comunidade.

O nome de Jonas é deixado por ultimo na cerimônia de designação, é quando a chefe dos anciões anuncia que Jonas será o novo recebedor de memórias, uma profissão misteriosa, exercida por apenas uma única pessoa. Logo recebe instruções sobre sua nova rotina, e no dia seguinte é apresentado ao Doador, um senhor que possui todas as memórias de uma vida passada tiradas da sociedade, agora Jonas receberá essas memórias.

img-doador-de-memorias-critica-01

Jonas descobre uma vida completamente diferente há varias gerações. Todas as manhas as pessoas são obrigadas a tomar umas injeções, Jonas, entretanto, consegue burlar um meio de não tomar essa vacina, logo ele passa ver as cores do mundo e sentir emoções. Isso é o começo de um conflito, Jonas percebe que existe alguma coisa errada e decide compartilhar essas descobertas com sua melhor amiga, Fiona.

flickr-Ma_Co2013-the-giver-2

Ao perceber que muitas coisas são ocultadas da sociedade, Jonas decide libertar todas as pessoas das suas limitações do mundo atual. Quer trazer a memória de todos, para isso ele precisa cruzar uma fronteira. Porém, os anciões percebem o comportamento estranho do jovem e tentam intervir. Onde começa uma disputa de poder e solidariedade.

“Quando as pessoas têm liberdade de escolha, elas escolhem errado.”

O Doador de Memórias levanta questionamentos e reflexões sobre o sentido de nossa existência, o sistema que nos controla e a injustiça em que vivemos. Brenton Thwaites o autor que interpretou Jonas, desenvolveu seu papel muito bem, sua atuação foi excelente, transmitindo ao telespectador todas as emoções do personagem. Entretanto, o filme não foi produzido de maneira tão instigante e emocionante. Os acontecimentos foram atropelados e ocorreram alguns momentos confusos na história que poderia ter sido adaptado melhor. Contudo, o filme terá sequência, e espero que no próximo, muitas coisas que ficaram sem explicações, possam ser esclarecidas.

Enfim, aos amantes dos livros, acredito que esse filme seja indispensável. Aqueles que adoram apenas assistir um bom filme, eu indico, mas sem muitas expectativas.

CONFIRA O TRAILER

41

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s