CASSANDRA CLARE É ACUSADA DE PLÁGIO COM A SAGA “OS INSTRUMENTOS MORTAIS”

Sherrilyn Kenyon, autora da saga Dark Hunter, entrou com uma ação judicial contra a escritora Cassandra Clare, autora da série de sucesso, The Mortal Instruments (Os Instrumentos Mortais).

Kenyon acusa Clare de “violação de marca registrada, violação direitos autorais, concorrência desleal, propaganda enganosa e infringir o trade dress (quando uma pessoa não copia exatamente a marca ou desenho, mas imita algumas características)”.

Kenyon alega plagio em muitos aspectos, mas da um exemplo mostrando a semelhança entre os termos Shadowhunters (Caçadores de Sombras) e Dark-Hunter (Caçador Sombrio).

Ambas as sagas refere-se ao um grupo de guerreiros que protegem os humanos das ameaças paranormais que atacam as pessoas enquanto elas vivem suas vidas normais. São lutadores que mantém o equilíbrio ente o bem e o mal evitando que os humanos sejam erradicados.

Não é a primeira vez que surge o assunto sobre as semelhanças entres as sagas, em 2006 os fãs de Sherrilyn Kenyon comentavam sobre o uso da palavra Dark-Hunter nos livros de Cassandra Clare, então a autora substituiu a palavra Dark por Shadow, para evitar qualquer tipo de processo.

A editora de Cassandra Clare publicou várias cópias da saga fazendo referencia a um símbolo de Dark-Hunter, o que resultou em mais confusão:

“A série Dark-Hunter e a série Shadowhunters são tão semelhantes que a própria editora de Clare erroneamente publicou 100.000 cópias de um livro da série Shadowhunters, referenciando a Marca Dark-Hunter na capa. Através de  pedido escrito por Kenyon, a editora de Clare destruiu dezenas de milhares de copias do livro que continham a Marca Dark-Hunter em sua capa. Apesar disso, milhares de exemplares do livro incluindo a Marca Dark Hunter na capa já foram vendidos e resultou numa confusão comercial.”

No processo Kenyon também acusa Clare que o símbolo Shadowhunters é uma versão simplificada do símbolo Dark-Hunter.

CayVQ6MWAAMxRs2

O advogado de Cassandra Clare diz que sua cliente está “surpresa e decepcionada” pelas alegações de Kenyon.

Significativamente, a ação não conseguiu identificar uma única cópia real ou plágio por Cassie. Há pouca chance de alguém confundir o tema jovem-adulto de Cassie com as histórias, por vezes, muito adultas dos livros da Senhora Kenyon. Na verdade, esperamos que todas as alegações da Senhora Kenyon sejam negadas.”

Cahill, advogado de Clare, acredita que o processo se baseia em “um mal-entendido básico da lei de direitos autorais e de trabalho totalmente original de Cassie. Por exemplo, a Sra Kenyon reclama que Cassie roubou sua idéia de usar ‘objetos normais  que possuem propriedades mágicas, como um copo, uma espada e um espelho’, mas essa ideia e muitas outras que a Senhora Kenyon reivindica têm sido partes da nossa tradição de contar histórias desde os tempos antigos até o presente”.

O site YA Interrobang, comenta que Dark Hunter e The Mortal Instruments são inspirados por temas universais que podem ser encontrados em muitos romances do gênero, como cita Angelfire de Courtney MoultonWicked Lovely  de Melissa Marr e The Iron Frey de Julie Kagawa.

A ex-advogada Courtney Milan, comentou: se você pedir direitos autorais das suas ideias, ninguém seria capaz de escrever qualquer coisa. Nunca.” 

Vale ressaltar que no processo Kenyon refere à saga de Clare, The Mortal Instruments, como o nome da série da TV, Shadowhunters, buscando uma forma de mostrar que está com a razão.

Fonte: The Guardian

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “CASSANDRA CLARE É ACUSADA DE PLÁGIO COM A SAGA “OS INSTRUMENTOS MORTAIS”

  1. Amiga adorei a reportagem…por mais triste que sejam as acusações é sempre melhor deixar o público bem informado! Torcendo para nossa diva da fantasia se sair bem, afinal, idéias parecidas movem grandes histórias…viva a liberdade criativa! :0
    Beijinhos

    Curtido por 2 pessoas

    • Pois é amiga, é triste ver uma autora que admiro muito sendo acusada de plagio, tbm espero que ela se saia bem, afinal, não é possível criar histórias sem base com alguma coisa…
      Viva a liberdade criativa!!
      Beijinhos!!

      Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s