[RESENHA] Eu Estive Aqui – Gayle Forman

eu estive aquiTítulo: Eu Estive Aqui
Autora: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Páginas: 240
Classificação: 5/5 ❤ Favorito

SINOPSE
Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo… Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo… e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.

Eu Estive Aqui é obra da autora Gayle Forman, publicado pela editora Arqueiro. O livro trata-se de um suicídio e um relato profundo de como a perda de alguém é devastadora na vida das pessoas.

Coby e Meg são amigas desde a infância. Uma conhece tão bem a outra que juntas dividem um sonho, estudarem juntas em uma cidade grande. Meg conseguiu ir para a faculdade, já para Coby, as coisas não são tão fáceis. Ela fica presa na sua cidade, fazendo faxinas em casas de gente rica para conseguir algum dinheiro. Coby não conhece o pai e sempre teve problemas de relacionamento com a mãe.

Coby acredita que a amiga está vivendo grandes aventuras na cidade grande, porém ela recebe um e-mail suicida de Meg. Coby não acredita que a sua melhor amiga, aquela no qual acreditava conhecer desde sempre, se suicidou sem maiores explicações e o pior é que Coby se sente culpada por não ter percebido que Meg tinha planos suicidas.

“Meg era minha melhor amiga e eu achei que nós fôssemos tudo uma para outra. Achei que contássemos tudo uma para a outra. Mas, no fim das contas, eu não a conhecia nem um pouco… Como pode acreditar que alguém é a pessoa mais bonita, incrível e simplesmente a criatura mais mágica que já conheceu, quando, no fim das contas, ela estava sofrendo tanto que precisou beber um veneno que rouba o oxigênio das células até o coração não ter outra escolha senão parar de bater?” – Cody

Meg desistiu de viver, procurou a solução mais fácil. Porém Coby não consegue entender porque ela fez isso. Meg era inteligente, popular e amada por todos. Porque essa vida não bastava para Meg? Procurando saber o que levou a Meg se suicidar, Coby começa uma série de investigações e descobre coisas imagináveis sobre a amiga. No caminho ela conhece Ben McCallister, um jovem lindo e cantor que teve um envolvimento com Meg, ele se sente culpado pela morte da garota também, pelas coisas que disse a ela.

“Eu não devia ter deixado você ir embora. Devia ter dito alguma coisa ontem, mas foi intenso para mim também, e você me deu medo, Cody. Você me dá bastante medo.” – Ben

Eu Estive Aqui me surpreendeu de várias maneiras, tentei imaginar vários motivos que levaram Meg a se suicidar, mas não passou pela minha cabeça o que realmente aconteceu com ela. A forma como Meg planejou tudo antes do suicídio foram uma das coisas que mais me chocou, de forma fria e calculista ela programou e-mail para todas as pessoas que amava que ela estaria morta em um motel. O que me levou a pensar que não poderia se tratar de um suicídio, mas sim assassinato.

Gayle Forman tem uma narrativa clara e objetiva, sem rodeios ela nos transporta para o mundo de Meg e Coby e aos poucos somos submetidos a relatos chocantes. Na Nota do Autor, Gayle relatou que a história é totalmente fictícia, mas que já viu um caso parecido e foi assim que ela criou essa história e deu vida a personagem Meg.

Enfim, Eu Estive Aqui é um ótimo livro para quem gosta de drama, o final surpreende o leitor, achei interessante o pensamento da autora, ela quis abrir os olhos por uma coisa que acontece com muita freqüência no mundo. Eu recomendo a leitura.

“Você tinha um monte de pedras nas mãos, então resolveu limpá-las, deixá-las bonitas e fez um colar. Meg ganhou um colar de jóias e se enforcou com eles.” – Tricia

10 comentários sobre “[RESENHA] Eu Estive Aqui – Gayle Forman

  1. Ual! Deve ser uma história muito intrigante, adorei! Já até cheguei a parar com o livro na mão por alguns minutos em uma livraria pensando se levava ou não (novidade eu fazer isso rsrsrs), mas acabei deixando ele. Mas depois de ler aqui não tenho mais dúvidas, preciso voltar lá e levar o livro!! kkkkkk
    Beijinhoss Leisi!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Linda resenha amiga… adorei a forma como vc escreveu sobre o livro, sobre o problema da protagonista…os quotes…<3 Amei essa leitura! A autora é incrível e sua companhia faz td ficar perfeito gêmea!
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  3. Gosto muito de livros de drama. Fiquei muito curiosa por esse livro, já tinha ouvido falar desse livro mas não sabia do que se tratava o enredo. Parece ser um livro muito emocionante, já adicionei na minha Wishlist.

    Bjuuu!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

