[RESENHA] A Guerra dos Tronos – George Martin

As Crônicas do Gelo e Fogo é uma série de livros escrita por George R. R. Martin de fantasia épica e que deram origem a famosa série de TV “Game of Thrones”, produzida pela HBO. Em seu primeiro livro, A Guerra dos Tronos, a história se divide três partes: Uma guerra entre várias famílias que disputam o trono dos Sete Reinos. O perigo da existência de criaturas sobrenaturais conhecidas como os Outros, estes que vivem além da muralha que os separa dos Reinos. E a revolta da princesa Daenerys Targaryen, filha do rei louco que foi deposto do trono anos antes e agora ela quer reivindicar a coroa que por direito é sua.

DSC02985

A trama começa no Norte de Winterfell, onde um inverno rigoroso pode perpetuar anos. Mas ainda no verão, Eddard Stark está com um prisioneiro desertor da Patrulha da Noiteguardas que são designados para trabalhar na muralha pelo resto de suas vidas –, para ser decapitado por fugir da Muralha, é com esse prisioneiro que suje rumores que de os Outros podem estar voltando junto com o Inverno.

“O Inverno está chegando.”

Logo após, Eddard – também chamado de Ned –, recebe a visita da família Real que mudará o rumo de sua vida por completo. O Rei Robert Baratheon era um velho amigo de Ned, que estiveram juntos em batalha, onde conquistaram o trono de ferro, assim tirando o rei louco da família Targaryen do governo. Junto com a visita real, Ned descobre sobre a morte do amigo Jon Arryn, o Mão-do-Rei. Sem ninguém no cargo, Robert convida Eddard para ser tornar o novo Mão-do-Rei, sedo quase impossível não aceitar tal posição.

Catelyn Stark, esposa de Eddard, recebe uma carta da viúva de Jon Arryn alertando toda a família Stark sobre a morte de seu esposo, que na verdade foi um assassinato. Com Eddard em alerta, ele muda-se com o rei para Porto Real, mesmo após um grave acidente envolvendo um de seus filhos. Agora com a família dividida, o primogênito Robb e os mais novos Bran e Rickon permanecem em Winterfell, enquanto as filhas Arya e Sansa vão para Porto Real com o pai. Já o Jon Snow, bastardo de Ned, é mandado para a Patrulha da Noite, onde vestirá o negro e jurará lealdade para defender as terras junto à muralha.

Eddard Stark percorrerá um longo caminho até desvendar vários acontecimentos importantes em meio a traições e assassinatos, a maior parte dele onde envolverá a família Lannisterfamília da esposa do Rei Robert Baratheon – onde colocará sua vida e sua lealdade em risco.

A Guerra dos tronos

“Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre; não existe meio-termo.”

George R.R. Martin detalha a história com uma riqueza que impressiona o leitor, mostrando as artimanhas de guerra de cada família, os conflitos generalizados pelo poder e a sabedoria de alguns personagens, no qual se destaca Tyrion Lannister, um anão poderoso e inteligente. A história é bem estruturada contendo muito jogo de poder, conspirações, sangue derramado e fantasia. George R.R. Martin criou um universo novo de Guerra e Fantasia. A cada página virada é uma surpresa diferente, o autor não teve dó em matar seus personagens. Ele praticamente quase dizimou uma família, por isso a história se torna tão envolvente, é pela sede de vingança.

As famílias apresentada neste livro é muito bem trabalhada, cada qual com o seu lema e seu brasão, tornando melhor a identificação de cada personagem que aparece na história. Pode levar um tempo no inicio da leitura o leitor tentar identificar quem é quem pelos inúmeros personagens que aparecem, mas no decorrer da trama, fica claro e fácil.

A Guerra dos tronos 1

Se tratando da narrativa do livro, é em terceira pessoa e cada capítulo se inicia com um ponto de vista de um integrante da família Stark ou de Daenerys Targaryen, inicialmente é uma leitura lenta, mas depois que o leitor pega o ritmo, pode vim a ser uma leitura mais fluida. No final do livro encontra-se um Apêndice, onde encontrará detalhadamente explicações sobre cada família com seus integrantes, lemas e brasões, para facilitar o entendimento do leitor.

Em suma, A Guerra dos Tronos é um livro extraordinário, o cenário criado por George R.R. Martin é fantástico, fiquei totalmente envolvida e maravilhada durante a leitura. A complexidade dos personagens e suas casas só aumentaram minha estima pelo livro.

Titulo: A Guerra dos Tronos
Autor: George R. R. Martin
Editora: LeYa
Páginas: 592
Classificação: 5/5 ❤ favorito

– SOBRE A SÉRIE DE TV –

Game of Thrones se tornou um sucesso após sua estréia em 17 de abril de 2011, a série foi muito bem recebida pela crítica especializada, e acabou sendo indicada a vários prêmios. Ela também entrou para o Guinness Book com a marca de Série Dramática com a maior transmissão simultânea ao redor do mundo.

GOT
Eddard Stark

A HBO não mediu esforços quanto à produção de Game of Trones, com os roteiristas David BenioffD. B. Weiss eles trabalharam de forma eficiente, agradando o telespectador com as riquezas dos detalhes e cenários maravilhosos, reproduzindo assim perfeitamente Westeros (Os sete Reinos) e os personagens da época medieval.

Outro fator importante foi à fidelidade da série da TV com o livro, a primeira temporada de Game of Thrones fez jus as descrições de George R. R. Martin. Deixando a adaptação fiel ao livro. A partir da terceira temporada, a série da TV segue um caminho diferente do livro, com apenas alguns pontos semelhantes.

Em geral, Game of Thrones atingiu um publico excelente, aumentando a audiência da HBO em horários em que a série é exibida. Atualmente Game of Thrones está em sua 6ª temporada sendo exibida aos domingos à noite. É uma ótima dica para quem gosta de passar horas assistindo uma boa série.

Titulo: Game of Thrones
Emissora Original: HBO
1ª Temporada
10 episódios de 60 min. cada

Assinatura PNG

Anúncios

7 comentários sobre “[RESENHA] A Guerra dos Tronos – George Martin

  1. Amiga….pirei nessas fotos lindas!!!!!!!!! ❤ Além, claro, da sua ótima explicação sobre o livro. Acredito que até quem nunca teve contato com a obra conseguiu imaginar o mundo de aventuras de GOT!
    AMEI!
    Mais uma leitura da TBR das gêmeas!!!!!!
    Bjus

    Curtido por 1 pessoa

  2. Intriga me mata saber o que vai acontecer agora como o acabamento. Espero ansiosamente, Guerra dos Tronos série Sou fã das series, por que eu gosto do suspense de esperar um novo capitulo ou temporada e estou super emocionado com Game Of Thrones, principalmente por saber como segue a história e o desenvolvimento dos personagens.

    Curtido por 1 pessoa

    • OOii Javier!
      Eu sou muito fã de GOT, até demais para o meu gosto, algo que não acontece facilmente é eu gostar de algo além do normal.
      A Série está ótima! Estou adorando o desenrolar da história. Tbm curto o suspense e as intrigas!!
      Abraços!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s