[Resenha] Maria e Eu – Vanda Amorim

maria-e-euMaria e Eu – Os Gritos do Meu Silêncio é obra da autora nacional Vanda Amorim que traz a triste e trágica trajetória de uma adolescente que passou não só por abuso dentro de casa, mas também sofreu com o abandono. Publicado pela Editora Letramento, o livro é capaz de fazer o leitor se emocionar desde sua primeira página até a última palavra escrita.

De origem humilde e de uma comunidade do Rio de Janeiro, Maria sofreu abuso sexual do padrasto desde criança. Aos 12 anos, a mãe dá a ela um prazo de dois anos para sair de casa. Abandonada, aos 14 anos e grávida de um filho que não desejou, fruto das torturas sexuais, Maria é jogada a própria sorte. Passando uma noite ao relento, ela decide que nunca mais passará por isso e vai corre busca de um emprego e moradia digna.

Entretanto nada é tão fácil, até Maria conhecer alguém que poderá ajudá-la, mas isso é só o começo de sua trajetória, a garota ainda enfrentará com uma gestação indesejada e a descoberta de algo sobre seu passado que a marcará para sempre, como se não bastasse toda tortura que viveu com o padrasto e o abandono da mãe. Afinal, como aceitar a gravidez e um filho advindo de violência sexual e de anos e anos de abuso e tortura?

 “Com a barriga vazia de comida e cheia de uma criança que eu não queria, perambulei por horas pelas ruas do Rio de Janeiro, sem saber que rumo dar a minha história. Foi triste e humilhante. Passei o meu aniversário na rua, sem roupa, sem comida, sem dinheiro e sem nem um fio de esperança.”

Maria e Eu me fez chorar logo no inicio da leitura, ler sobre os abusos que Maria sofreu me causou tanta dor. A personagem narra detalhes impactantes e brutais sobre sua vida, além da luta para superar o passado cruel e tentar um recomeço que ela merece. Vanda Amorim, toca na alma e nos sentimentos dos leitores com essa história ficcional inspirada em situações reais, o tema é intenso ao abordar a violência contra uma adolescente, e o pior de tudo, é onde estava a Lei quando Maria mais precisou?

A história é alternada entre Antes e Depois, e narrativa é em segunda pessoa. Para quem não está adaptado a esse modo de leitura, a personagem Maria conversa diretamente com o leitor, é como se ela estivesse lhe escrevendo cartas contando sobre sua vida, é incrível, da à sensação que estamos fazendo parte da vida dessa garota. Vanda Amorim criou uma obra sensacional e tocante.

Em suma, o livro merece ser lido por todos, vemos muito a realidade brasileira nessa história. Tocante, cruel e emocionante, Maria e Eu deixa o leitor com o coração nas mãos. Indico muito a leitura.

Título: Maria e Eu
Autora: Vanda Amorim
Editora: Letramento
Páginas: 144
Classificação: 5/5

*em breve fotos do livro

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s