[Resenha] Prometo Falhar – Pedro Chagas Freitas

Prometo falharTítulo: Prometo Falhar – O amor acontece quando desistimos de ser perfeitos
Autor: Pedro Chagas Freitas
Editora: Novo Conceito
Páginas: 400
Classificação: 3,5/5
Adicione: Skoob
Compre: Amazon | Saraiva Submarino

Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos. A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa. Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal.

a vida é pequena demais para perdemos tempo gastando energia em algo que não envolva amor. ❞

Prometo Falhar é obra do autor Pedro Chagas Freitas publicado pela editora Novo Conceito. Não é um livro comum com narrativas e personagens, mas sim de crônicas, são 400 páginas de textos que tem o foco principal O Amor, nenhum deles possui títulos ou capítulos numerados. Podem serem lidos em qualquer ordem, da maneira que acharmos apropriados.

Posso dizer que Prometo Falhar é um livro, incomum, diferente e um até pouco estranho. Em alguns momentos ele impressiona pela sua originalidade e outras vezes se torna cansativo. O autor abusa do português, reinventa as normas com construções textuais que impressionam. No entanto, apesar de gostar de crônicas, o livro não me agradou tanto. Prometo Falhar impressiona no início devido ao estilo da escrita do autor, mas com o passar das crônicas, torna-se repetitiva em vários momentos, me vi até fazendo uma leitura dinâmica para passar pelas crônicas cansativas logo, assim não aproveitei a leitura ao máximo e vagamente lembrarei-me dela no futuro.

Prometo falhar 1

a única coisa que eu quero
e sempre quis
é que você me queira. 

Entretanto, afirmo que tem alguns textos curtos maravilhosos, capazes até de emocionar. Tenho uma admiração muito grande por aqueles autores/pessoas que conseguem transmitir tanta coisa em tão poucas palavras. As crônicas, como já disse acima, são na maioria ligadas ao amor, voltada para relações entre casais, mas também o leitor vai encontrar textos sobre a relação familiar, despedidas e são meditativas.

Apesar dos pontos negativos que citei, recomendo a leitura do livro para aqueles que amam viajar nos versos de um poema, que gosta de ler um texto sem pretensão alguma, pela criatividade do autor e também pela mensagem que o mesmo trás, que é valorizar as pessoas que amamos e as que nos amam.

Enfim, Prometo Falhar é o livro que se pode abrir em uma página aleatória e ler a qualquer momento, com qualquer humor, vale à pena tê-lo na estante, meu conselho é não fazer o que eu fiz, pegar para ler inteiro, vai lendo por partes, com calma, são crônicas que falam do amor, as vezes passamos tempo na internet procurando textos assim, e esse livro tem tudo o que você precisa, leia devagar para não se tornar cansativo igual se tornou para mim.

Prometo falhar 2

Melhores Quotes:
Negar a existência da dor é negar a existência da vida. ❞

(…)  o drama da vida é existirem vidas instaladas na nossa, somos uma junção de vários pedaços e perder alguém é como uma amputação, já se imaginou sem uma mão de repente? 

Primeira frase:
 Comecei a te amar no dia em que te abandonei. ❞

Última Frase:
❝ e eu a você. 

Anúncios

11 comentários sobre “[Resenha] Prometo Falhar – Pedro Chagas Freitas

  1. Leisiane, este livro me lembrou muito do livro de Luiz Ruffato, “Eles eram muitos cavalos”. Logo de início o livro me causou certa estranheza, pela inovação do escritor e até mesmo pelo título. Ao contrário de “Prometo Falhar” ele é dividido em capítulos e apresenta títulos, porém você pode ler em ordem aleatória, pois as histórias não se entrelaçam. A grande personagem do romance é a cidade de São Paulo. Super recomendo a leitura deste livro pra você!
    Agora falando de “Prometo Falhar”, sua resenha me deixou bem curiosa para ler o livro, justamente por ter causado estranhamento em você.rsrsrs
    Além disso, um livro que fala sobre o Amor, já me deixa curiosa. Mas ouvirei a sua recomendação em ler pausadamente.

    Beijinhos e um bom fim de semana!

    Curtido por 2 pessoas

    • Oii Malu querida!
      Eu não conheço esse livro de Luiz Ruffato, vou dar uma pesquisada nele, gostei de saber que o livro é dividido em capítulos e levam títulos, eu acho mais interessante assim do que apenas escrever algo aleatório e pronto, igual Prometo Falhar…

      Então, Prometo Falhar me causou uma estranheza rsrsrs não sei explicar como, mas acho que são os textos soltos e a escrita do autor que me deixou assim!
      Beijinhos!

      Curtido por 1 pessoa

  2. […] A mais recente incursão do escritor português, que é sucesso na internet, por um universo poético e cheio de sensações, do qual leitor algum sairá o mesmo. Em uma viagem intimista e desconcertante, Pedro Chagas Freitas caminha até o interior da emoção: da saudade ao desejo, da rebeldia à submissão, da dor ao amor, nada ficará por tocar. Permita-se sentir. Autor do best-seller Prometo falhar. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s