[RESENHA] O Livro dos Espelhos – E.O. Chirovici

o livro dos espelhosTítulo: O Livro dos Espelhos
Autor: E.O. Chirovici
Editora: Galera Record
Páginas: 332
Classificação: 4/5
Adicione: Skoob
Compre: Amazon | SaraivaSubmarino
*Livro cedido em parceria com a editora

Quando o agente literário Peter Katz recebe por e-mail um manuscrito parcial intitulado O livro dos espelhos, ele fica intrigado. O autor, Richard Flynn, descreve seus dias em Princeton, e documenta sua relação com Joseph Wieder, um renomado psicólogo, pesquisador e professor. Convencido de que o manuscrito completo vai revelar quem assassinou Wieder em sua casa, em 1987 — um crime noticiado em todos os jornais, mas que jamais foi solucionado —, Peter Katz vê aí sua chance de fechar um negócio de um milhão de dólares com uma grande editora. O único inconveniente: quando Peter vai atrás de Richard, ele o encontra à beira da morte num leito de hospital, inconsciente, e ninguém mais sabe onde está o restante do original. Determinado a ir até o fim neste projeto, Peter contrata um repórter investigativo para desenterrar o caso e reconstituir o crime. Mas o que ele desenterra é um jogo de espelhos, uma teia de verdades e mentiras, e uma trama mais complexa e elaborada que a do primeiro lugar na lista de mais vendidos dos livros de ficção.

Gosto de pensar que às vezes as pessoas deviam perdoar às outras.

O Livro dos Espelhos é um romance policial escrito pelo autor romeno E.O Chirovici que vai além de qualquer investigação. O autor explora as lembranças de uma forma engenhosa, prendendo o leitor do inicio ao fim da história. Publicado pela editora Galera Record, vamos nos afundar em uma trama cheia de mistério que levaram a um assassinato.

2017-04-01 19.29.41

Tudo começa quando Peter Karz recebe parcialmente um manuscrito chamado O Livro dos Espelhos. O autor do livro, Richard Flynn detalha em três capítulos como conheceu Joseph Wieder, um professor renomado, que além de ser um grande psicólogo, adora trabalhar com as lembranças antigas das pessoas.

Joseph Wieder foi assassinado brutalmente em sua casa em uma noite fria de 1987, a lista de suspeitos era pequena, haviam descartado a possibilidade de roubo seguido de morte, mas até hoje o assassino nunca foi encontrado. Joseph tinha inimigos, sua fama era de ser mulherengo e beber muito. Já por outro lado, há quem o idolatrava. Richard Flynn conheceu Joseph através da colega de quarto, Laura Baines, no qual sentia uma paixão enorme, Laura era assistente de Joseph e juntos eles estavam trabalhando em um projeto secreto. Na noite que Joseph foi morto, Richard e Laura haviam discutido e Richard descontrolado, foi até a casa do professor. É ai que o manuscrito acaba.

Peter Karz precisa da continuação, ele sabe que o livro seria bem recebido pelos leitores, mas quando vai atrás do restante do manuscrito descobre que Richard Flynn estava doente e morreu pouco tempo depois de enviar parcialmente o livro para a editora de Peter. Agora ele não só quer o restante do livro, e sim saber quem matou Joseph Wieder, o professor da mente brilhante, e tudo indica que o livro revelará quem foi o autor desse crime. Por isso Peter contrata um amigo repórter investigativo, John Keller, para descobrir o paradeiro do livro e uma série de fatos desencadeia coisas desconhecidas na época que Joseph tinha seus dias de glórias.

2017-04-01 19.20.14

(…) quando estamos envolvidos com algo, parte do nosso cérebro continua remoendo aquilo, mesmo quando estamos pensando em outra coisa.

O Livro dos Espelhos foi uma grande surpresa para mim, as cem primeiras páginas li em um piscar de olhos de tão envolvente que era, mostra Peter lendo o manuscrito, é um livro dentro de um livro, nos também lemos os três primeiros capítulos e ficamos intrigados com a relação de Joseph, Richard e Laura.

O livro é dividido em três partes, narrado por três personagens diferentes. Peter teve uma pequena participação no inicio, pois na parte dois do livro, John Keller toma conta da narrativa, e fica por conta dele tentar resolver os mistérios e morte de Joseph Wieder. Enquanto investiga o assassinato, John conhece o delegado que cuidou do caso na época e é na parte três que o delegado Roy Freeman assume do o rumo da história, pois ele acredita que foi negligente no passado e agora tem a chance de desvendar esse caso antes que uma doença incurável o deixa invalido. Gostei da forma como o livro foi dividido, colocando personagens com problemas reais afim de solucionar o caso.

2017-04-01 19.30.20

A trama tem uma abertura muito forte, por isso prende o leitor logo no inicio, senti que E.O. Chirovici quis mostrar que o livro é sobre a memória e como interpretamos nossas lembranças antigas. O enredo ao todo foi bem construído, tem bastante mistério, personagens bem trabalhados e várias pistas para uma ótima investigação. O nome “O Livro dos Espelhos” reflete na história. Quanto à edição do livro posso dizer que está impecável, a capa é bem atrativa e misteriosa.

Enfim O Livro dos Espelhos é uma leitura que vale a pena, um romance policial excepcional que não deixa a desejar. Se você é fã do gênero provavelmente vai gostar, e se não tem o habito de ler histórias sobre crime posso dizer que O Livros dos Espelhos vai te surpreender.

Melhor Quote:
A gente não sabe o que é dor até sofrer um corte tão profundo que nos permita perceber que as feridas passadas não foram nada mais que arranhões.

Primeira frase:
Recebi o original do livro em janeiro, quando todos na agência ainda tentavam se recuperar da ressaca das festas de fim de ano. ❞

Última Frase:
Acho que ele estava certo.

Anúncios

12 comentários sobre “[RESENHA] O Livro dos Espelhos – E.O. Chirovici

  1. Oi Leisi!!!
    Sinceramente, hoje, não sei como começar meu comentário…..
    Eu achei a capa linda, a sinopse bem legal e concisa, mas foi lendo a resenha que realmente fiquei super intrigada, com aquela vontade de ler e “sair desvendando assassinatos por ai” 😛 ehhehehe Amei o clima tenso, as incertezas quanto ao livro poder conter detalhes (e a solução) do crime…
    As fotos, por outro lado, estão lindíssimas!!!! O cenário com essas plantas tão coloridas em tons de amarelo que combinam com o livro deu um efeito legal demais!
    Finalizando, outro ponto que chamou a atenção, ao meu ver, foi o seu quote favorito…bem denso! Adoro escritas assim!
    Tem tudo pra ser um forte candidato na minha próxima listinha de compras hehehe 😉
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    • Oiii Bruna!!
      Obrigada por tantos elogios!
      Enfim, esse livro é muito bom, vc que gosta de um romance policial iria gostar muito desse, é uma história instigante!
      Sobre as fotos eu tentei realmente achar folhagem q combinassem com o livro!
      Coloque na sua lista de leitura, vale a pena!
      Beijinhos!!

      Curtir

  2. Oi Leisi! Eu estou vendo muitos comentários positivos e amoooo livros com essa pegada policial! Adorei a indicação e a história é bem diferente do que leio, um livro dentro de outro livro? Amo esse gênero literário e vou procurar o livro e adicionar na minha wishlist. Adorei. Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi Leisi,
    Muito obrigada pela força lá no blog.
    Estou bem curiosa em relação a esse livro, curto o gênero.
    Na verdade, fiquei feliz de ver a resenha dele por aqui, pois não sabia muito, achei que era mais puxado para uma investigação e achei bem interessante a proposta e o protagonista! Ótima resenha e adorei os quotes!

    tenha uma ótima semana 😀
    Nana – Canto Cultzíneo / Novo Twitter

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s