[RESENHA] Brida – Paulo Coelho

Brida paulo coelhoTítulo:  Brida
Autor: Paulo Coelho
Editora: Rocco
Páginas: 128
Classificação: 5/5 ❤ Favorito
Adicione: Skoob
Compre: Amazon | Saraiva

O livro conta a história de Brida O’ Fern, uma irlandesa de 21 anos em busca da magia e dos poderes ocultos. Durante sua busca, Brida conhece um mago, Mago de Folk, que promete ensiná-la através da Tradição do Sol, que explica tudo através da natureza e de suas manifestações divinas. Mas Brida toma, na verdade, como mestra, Wicca, uma bela mulher que lhe ensina através da Tradição da Lua, a antiga Tradição das Bruxas, que explica o Universo através da Sabedoria e do Tempo. Sua evolução espiritual e sua busca pela Outra Parte (a famosa alma gêmea) estão retratadas neste livro emocionante.

Toda busca é um ato de fé.

Brida é uma jovem mulher que busca dar sentido a sua vida. Ela se interessa muito por misticismo e feitiçaria e parte daí para tentar encontrar as respostas que tanto procura.

Encontra-se, então, com o conhecido Mago de Folk, que vive em uma cidade vizinha e passa praticamente todos os seus dias vagando pela floresta. De imediato o Mago percebe que a menina tem um dom, e mais, que aquela é a sua “outra parte”. Outra parte seria uma explicação de par perfeito na magia, o reencontro de uma mesma alma anteriormente dividida em duas (ou mais) em outra encarnação.

Logo ele concorda em lhe ensinar a “tradição do sol”, um ritual de magia cujo aprendizado se da através das coisas que existem no mundo, e a deixa passar uma noite sozinha na floresta. A experiência é intensa e lhe ensina que a vida é uma noite escura e deve ser vivida plenamente apesar das incertezas. Contudo, o método lhe parece muito doloroso e Brida decide procurar outra forma de aprender magia.

A jovem encontra uma nova mestra chamada Wicca, uma bela mulher que leciona magia a partir da “tradição da lua”, modo de autoconhecimento através do tempo. Wicca decide ajudar a jovem a descobrir qual o seu dom.

Brida - Paulo Coelho

Cada dia do homem é uma noite escura. Ninguém sabe o que vai acontecer no próximo minuto, e mesmo assim, as pessoas andam para frente. Porque confiam. Porque tem fé.

A partir deste ponto o leitor mergulha num mundo de fantasia, de rituais, volta a vidas passadas e experiências muito curiosas e interessantes. Brida é determinada e segue cada uma de suas lições com muito afinco, sempre se aconselhando com o Mago (cujo magnetismo sobre ela parece inexplicável) e com o apoio do namorado Lorens, um homem de bom coração e sempre solicito as vontades e aspirações de sua amada.

Brida, com a ajuda de sua mestra Wicca, descobre seu dom e como despertá-lo. Fascina-se por esse novo rumo de sua vida e aceita, é uma bruxa.

Prefiro não contar muito porque cada nova experiência da jovem nos proporciona uma surpresa. Existe romance, duvida e a constante presença do desconhecido, mas também há a total entrega da protagonista a esta nova forma de ver o mundo.

A narrativa é em terceira pessoa, e embora o livro explore mais a vida de Brida, dá também a perspectiva dos demais, e me fez torcer, vibrar e me emocionar com todos eles. Adorei o mundo místico, a fantasia, os rituais e me senti muito envolvida durante toda a leitura.

Este foi meu primeiro contato com o autor Paulo Coelho e posso afirmar que foi uma surpresa muito agradável. Parece se tratar de um daqueles autores que despertam emoções fortes (já vi diversas opiniões: uns o adoram outros não apreciam suas histórias). Acredito que isso aconteça pelos temas abordados, que devem realmente chamar a atenção do leitor para que se possa realmente apreciar a narrativa. Bom, pessoalmente gosto bastante do tema místico e me encantei com a forma de sua escrita, com certeza gostaria de conhecer mais obras do autor.

Melhor Quote:
Quando alguém encontrar seu caminho, não pode ter medo. Precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada.

Primeira frase: 
Sentávamos toda noite num café em Lourdes.

Última Frase: 
Sabia disto por causa da Tradição da Lua, e da Tradição do Sol.

BRUNA MARTINS

6 comentários sobre “[RESENHA] Brida – Paulo Coelho

  1. OOii amiga!!
    Que resenha mais linda! A primeira sua postada aqui no blog!
    É um prazer tão grande te-la como colaboradora.
    Seja bem-vinda!
    Sobre Brida, eu não consigo encontrar palavras para descrever o que esse livro significou para mim, só posso dizer que amei muito…
    Beijinhos!

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi gêmea!!! Só tenho a agredecer a amiga que vc é pra mim. Quando bate aquela saudades do meu tempo de blogueira vem vc, com essa oportunidade tão especial, de poder escrever e resenhar um pouaquinho aqui no AL! ❤
      Te agradeço por tudo!
      E sim, começamos com um título e tanto: Brida! Tenho muito carinho por esse livro, pela história contada nele e fico feliz por vc tb ter gostado da leitura!
      Beijos :*

      Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Bruh, quanto tempo hein?
    Que lindo ler sua resenha e ver você por aqui no AL. Vou logo dizer que amei sua resenha, preciso ler os livros desse autor (tão renomado em nossa literatura e até mesmo internacionalmente).

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Luan!!!
      Muito tempo mesmo! O que mais me da saudades do blog é justamente as amizades com os outros blogueiros e a interação que tínhamos… Mas a Leisi da um jeitinho pra eu smp matar as saudades e posta algumas das minhas resenhas aqui…legal né?! 😉
      Leia sim, recomendo mt Brida, claro eheh e se não for tão fã de misticismo tente “Veronika decide morrer” é encantador tb!
      Beijos

      Curtir

    • Oi Larissa, td sim e com vc? 🙂
      Eu tentei ler Paulo Coelho um pouco mais nova e não curti…Tinha uns 15 anos na época e lembro que deixei de lado sem terminar a leitura….Passou vários anos e com 25 achei ele na estante e resolvi dar mais uma chance, me apaixonei pela escrita e entendi que o problema de antes era que eu não estava pronta pra tantas lições que o livro tinha a me oferecer…. Eu gosto mt do autor e recomendo, espero que vc goste tb linda, super beijo! :*

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s