[RESENHA] O Amor Nos Tempos de Ouro – Marina Carvalho

O AMOR NOS TEMPOS DE OURO 1Título:  O Amor Nos Tempos de Ouro
Autora: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Páginas: 328
Classificação: 5/5 ❤ favorito
Adicione: Skoob
Compre: Amazon | Saraiva | Submarino

“Sabes que nunca me apaixonei, maman, mas se porventura o tivesse feito, seria por alguém como ele?” Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.

Há sentimentos que não precisam ser externados
para provar que são sentidos
.❞

Dificilmente encontrarei palavras exatas para explicar as emoções que senti ao ler esse lindo livro, mas tentarei expressar de maneira minuciosa o quanto essa rica trama me agradou. O Amor Nos Tempos de Ouro é obra da autora Marina Carvalho, que trás uma fascinante jornada no Brasil Colônia, com todas suas riquezas da época. Nessa história vamos encontrar o amor, a desigualdade, fatos históricos, muita emoção e além de tudo, o livro trás um excelente aprendizado sobre o Brasil na época da escravidão. Publicado pela Globo Alt, a obra retrata a difícil jornada de uma francesa que veio parar no Brasil após perder os pais.

Depois de perder sua família amorosa em um acidente no qual foi à única sobrevivente, a vida da francesa Cécile Lavigne foi selada por um tio ambicioso que a prometeu em casamento com um velho poderoso dono de terras em Minas Gerais e de caráter totalmente duvidoso, seu Euclides. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile precisará fazer uma longa viajem até Minas Gerais para conhecer seu futuro marido. Fernão, um explorador contratado por Euclides, é o responsável pela segurança da francesa durante o trajeto. E nesta jornada Cécile terá sentimentos contraditórios sobre Fernão, assim como ele será também afetado por ela. Entre a honra e sentimentos, Fernão ficará em uma encruzilhada, tentar salvar Cécile do temido Euclides e enfrentar toda sua fúria, ou guardar o sentimento para si e viver longe dessas pessoas?

O AMOR NOS TEMPOS DE OURO

Havia um limite para o número de vezes que uma pessoa
era capaz de suportar as rasteiras da vida.

O Amor nos Tempos de Ouro se passa na primeira metade do século XVIII, em uma época marcada pela escravidão, onde grandes senhores donos de terras explorava a da mão de obra de negros trazidos da África e os transformado em escravos no Brasil. Marina Carvalho fez um excelente trabalho falando sobre a história do nosso país, ela apresentou os costumes da época, como os africanos eram tratados, o poder daqueles que tinham terras, a inferioridade da mulher, além de falar das tribos indígenas. A trama contém cenas revoltantes, tristes e de partir o coração, o que foi necessário para dar profundidade à história.

Marina Carvalho tem uma escrita fluida, mesmo escrevendo em uma linguagem mais usada naquela época. É fácil de compreensão e permite até uma leitura rápida. No desenrolar da história, acontece muita ação, os personagens principais foram bem trabalhados, Cécile de aparecia frágil, mostra-se grande em coração, e mesmo com todas as rasteiras da vida, ela permanece forte. Fernão é um homem que trabalhou duro para conseguir uma estabilidade, fez coisas no qual não se orgulha, mas que garantiu dinheiro suficiente para ele viver bem. Dois personagens muitos reais que cativam o leitor durante a leitura.

Outro ponto positivo foi o capricho em que a autora teve, a cada capítulo iniciado, Marina Carvalho inseriu trechos de poemas de Carlos Drummond de Andrade, Gonçalves Dias, Fernando Pessoa e Florbela Espanca, embelezando mais o livro, e enriquecendo a trama, pois cada poema era como se fosse uma introdução do que esperar do capítulo. Além disso, a Globo Alt fez uma excelente edição, a capa do livro muito bonita, as folhas são bem trabalhadas, um exemplar que vale a pena compar.

O Amor Nos Tempos de Ouro é um livro rico, o cuidado que a autora teve com a nossa história é incrível. O romance em alguns momentos passa a ser plano de fundo para que e os fatos da época do Brasil Colonial possa ter ênfase. Ao terminar a leitura, senti a urgência de ler mais livros com a nossa história, sem duvidas é uma excelente obra que indico a todos lerem.

Melhor Quote:
— Por Favor, não o definas pela cor. — Ela estava tão cansada de tudo aqui. — Não permitas que os seres humanos sejam rotulados pelo tom de pele, ou pela origem, ou qualquer bobagem dessas. Essas pessoas, os africanos, não pediram para viver aqui. Por que, diabos, pensas que podes tratá-los como bichos?❞

Primeira frase: 
Diário de Cécile Lavigne.

Última Frase: 
Amo-te.

15 comentários sobre “[RESENHA] O Amor Nos Tempos de Ouro – Marina Carvalho

  1. Como sempre vc me faz querer mais e mais livros….rs
    Amiga, eu não sabia que este romance se passava no período da escravidão! Também desconhecia que ela explorava a inferiorização da mulher e a questão dos indígenas….adorei saber desses detalhes! Também acho que poemas deixam tudo ainda mais fofo e com ctz encanta o leitor !
    Já está na listinha de desejos!
    Parabéns linda, vc escreve bem demais!
    Super beijo

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oiii Leisi

    Eu já amava esse livro só por essa capa, linda e terna. Com tua resenha me fez querer ainda mais. Nunca li nenhum romance ambientado no Brasil colonial, uma época tão fascinante. Com certeza vai pra listinha.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

  3. OI, Leisi! Tudo bem? Que resenha foi essa? Ela me tirou o fôlego! Tenho esse livro na minha estante, mas ainda não o li, porém depois dessa resenha ele terá que passar a frente dos outros. ❤ Espero me apaixonar pela leitura tanto quanto você.
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    • OOiii Malu!!
      Por favor, não faça igual eu que estava esperando esse livro fazer aniversário para depois ler, se eu soubesse que a história era tão linda, eu teria livro ele bem antes. Vale a pena.
      Beijinhos!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s