[RESENHA] A História de Malikah – Marina Carvalho

A HISTÓRIA DE MALIKAHTítulo:  A História de Malikah – O Amor nos Tempos de Ouro #2
Autora: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Páginas: 336
Classificação: 4/5
Adicione: Skoob
Compre: Amazon | Saraiva | Submarino

Malikah conheceu muito cedo toda a crueldade de que o ser humano é capaz. Escravizada e trazida ainda criança da África ao Brasil, sofreu as mais diversas formas de violência, especialmente depois de ter engravidado de Henrique, o filho do dono da fazenda onde trabalhava. Mesmo sendo resultado de uma relação de amor, estar grávida de um de seus senhores era uma afronta aos homens da casa-grande, por isso Malikah foi duramente castigada e quase morta. Malikah e seu bebê, Hasan, só conseguiram escapar com a ajuda de Cécile e Fernão, que lhes deram abrigo na Quinta Dona Regina, um lugar novo onde todos, brancos e negros, poderiam viver em liberdade. Porém, mesmo com a relutância de Malikah, Henrique continua por perto, arrependido por não ter protegido sua amada e tentando se aproximar de Hasan. Mas como um homem que foi ensinado a cometer tantas atrocidades poderá dar a uma criança o amor incondicional? Apesar de Malikah ainda sentir algo por ele, é possível perdoar alguém que representa para ela tantos anos de injustiça e sofrimento?

Por quantas vezes era possível alguém se apaixonar
pela mesma pessoa e sofrer por ela na mesma medida?

A História de Malikah é o segundo volume da série que se iniciou em O Amor nos Tempos de Ouro, publicado pela Globo Alt. Assim como o primeiro, me vi totalmente presa a história e envolvida pelo drama dos personagens, além de me emocionar muito. Neste livro vamos acompanhar a vida de Malikah, uma ex-escrava que estava preste a ser morta pelo seu “dono” quando conseguiu fugir do seu destino terrível.

Desde nova, Malikah conheceu a crueldade do ser humano, ela foi escravizada e trazida da África ainda pequena para o Brasil, cresceu na Fazenda Real e sofreu diversas formas de violência. Henrique, um advogado e filho do temido Euclides, dono da fazenda, sempre teve uma atração por Malikah, e ela por ele. O resultado não poderia ser pior para a escrava, ela acabou engravidando, e isso foi uma grande afronta para o Euclides que queria ver a escrava morta, se não fossem alguns amigos que conseguiram fugir com ela da fazenda. O problema é que Henrique, quando soube da gravidez de Malikah, deixou a pobre mulher a própria sorte e isso abriu uma ferida irreparável em seu coração. Agora o advogado quer entrar novamente na vida de Malikah, mas de tanto apanhar da vida, ela está decidida manter Henrique bem longe dela e de seu bebê.

A HISTÓRIA DE MALIKAH 2

Vivemos em um mundo injusto e cruel, querida,
onde seres humanos subjugam seus semelhantes sem remorso.

A História de Malikah mostra o terrível passado dos escravos no Brasil, o sofrimento e a vida triste que eles levavam nessa época, porém o foco é toda a trajetória de Malikah, desde a triste infância de ser retirada da África, até o presente momento, ainda tendo que lidar com as crueldades dos “brancos”. Os capítulos são alternados entre passado e presente, e também tem a visão de vários personagens, essencial para entender toda a trama.

Apesar de ser um livro mais chamativo para o romance e o perdão, também aproveitamos muito, alguns ensinamentos do Brasil naquela época, algo que ressalto com gratidão a autora Marina Carvalho que fez um excelente trabalho. E para quem sentiu saudades de Fernão e Cécile, do O Amor Nos Tempos de Ouro, eles estão presente nesse novo volume, aproveito para falar, que eu indico a ler na ordem certa, pois contém spoilers no segundo livro referente ao primeiro, mesmo sendo histórias distintas, elas se entrelaçam. O único ponto do livro que não me agradou, foram algumas cenas do livro anterior, que estavam presente nessa nova história, assim se tornando um pouco repetitivo, porém é ótimo para as pessoas que faz tempo que leu e esqueceu um pouco da história do primeiro livro.

Enfim, A História de Malikah é rica em aprendizado e traz temas bastante delicados, que vale a pena conferir. A edição da Globo Alt está maravilhosa, a capa é linda, os capítulos bem trabalhados, além das fontes maravilhosa usada na impressão do livro. E quanto ao final da história, deu para perceber que vai vim um terceiro livro por aí com um novo casal.

Melhor Quote:
Era maravilhoso poder ler e conhecer o mundo através das palavras escritas.

Primeira frase: 
Da janela do meu quarto contemplava minha amada.

Última Frase: 
A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa apagar o caso escrito.

A Série

 

2 comentários sobre “[RESENHA] A História de Malikah – Marina Carvalho

  1. Olá 🙂 Gostei muito da sua resenha e fiquei super curiosa em conhecer os livros da Marina Carvalho. Os temas sobre escravidão e maltratos ainda, infelizmente, estão presentes em nossa sociedade. Abraços 😄😄

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s