[RESENHA] O Menino do Pijama Listrado – John Boyne

O menino do pijama listradoTítulo: O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 190
Classificação: 5/5
Adicione: Skoob
Compre: AmazonSubmarino

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Por que vocês usam pijamas o dia todo?

Eu confesso que tenho uma queda por livros ambientados durante a Segunda Guerra Mundial e foi o que me mais me atraiu a esta leitura pra começo de conversa. Não me arrependi nem um pouco! Um livro lindo, onde a inocência é revelada como a forma mais pura de amor ao próximo, sem preconceitos.

Bruno é um garotinho de nove anos, que vivia em Berlim com a família. Certo dia, o protagonista se vê obrigado a mudar-se para um lugar distante e isolado, onde não há outras crianças para brincar ou lugares para ir, tudo muito monótono e entediante. Espiando pela janela de sua casa o menino avista uma cerca com centenas de pessoas usando pijamas (inclusive crianças), o que atiça muito sua curiosidade.

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

Não torne as coisas piores pensando que dói mais
do que você realmente está sentindo.

A situação toda é muito confusa para Bruno, afinal de contas ele não passa de uma criança e não tem ideia do que realmente acontece a sua volta. Nada sabe sobre o Holocausto, sobre a guerra gerada por seu país e muito menos suspeita que seu pai seja um dos comandantes a servir o governo de Hitler (chamado de Fúria no livro).

Então um dia, fazendo uma exploração pelos arredores da casa, Bruno se depara com a cerca que tanto observou. Logo nota um garoto sentado nos limites da cerca, Shmuel. Bruno se aproxima e mesmo estando de lados opostos, os garotos conseguem interagir. Com o passar do tempo, a amizade entre os dois cresce e Shmuel ajuda Bruno a entender um pouco mais sobre a realidade dos fatos, contudo, mesmo vivendo na pele todo o horror, ele ainda guarda certa ingenuidade…

Existem vários outros personagens que enriquecem o enredo, mas o foco esta mesmo nos meninos Bruno e Shmuel e na sua percepção das coisas. Emocionante, realmente senti o terror e as consequências da Segunda Guerra. É um livro envolvente, de linguagem fácil e fluída, a guerra vista aos olhos de uma criança.

Melhor Quote:
Temos que procurar fazer o melhor de uma situação ruim.

BRUNA MARTINS

Um comentário sobre “[RESENHA] O Menino do Pijama Listrado – John Boyne

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s