[RESENHA] O Caçador de Pipas – Khaled Hosseini

O CAÇADOR DE PIPAS 1Título: O Caçador de Pipas
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 365
Classificação: 5/5 ❤ Favorito
Adicione:
 
Skoob
Compre: Amazon | Saraiva

O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

Não posso negar que sou louca por histórias de amor de qualquer gênero. Mas alguns dos romances contemporâneos, tal como “O Caçador de Pipas”, trazem mais do que a simples relação entre um homem e uma mulher; neles o amor brota das fontes mais diversas e são esses os que realmente me encantam.

O livro é ambientado no Afeganistão e inicia-se no ano de 1970, a narrativa é leve e o cenário muito real, deixando o leitor totalmente submerso. É muito interessante aprender sobre a cultura do Oriente Médio, ainda mais pelo fato de a história se estender por vários anos, mostrando as transformações da vida afegã com o passar do tempo.

O CAÇADOR DE PIPAS

Temos dois protagonistas, Amir e Hassan. Amir é um garotinho rico, mimado e um tanto covarde, sempre teve todo o luxo que o dinheiro pode comprar, no entanto, vive em busca da aprovação e demonstrações de afeto de seu pai. Hassan, filho do empregado da casa, é um menino doce, prestativo, humilde e muito alegre. Neste ponto, apesar de todas as desigualdades entre eles, há o florescer de uma grande amizade.

Certo dia eles participam de um campeonato local de pipas, em que Amir sai vitorioso. Hassan, então, quer que o amigo fique com a pipa que o fez campeão do torneio e sai em busca desse “troféu” nos arredores da cidade. Preocupado com a demora, Amir sai a procura de Hassan e o encontra em uma situação de apuros. A coragem e lealdade de Amir são postas a prova, mas ele não aproveita a chance. Hassan volta para a casa com a pipa azul nas mãos e sem mencionar o ocorrido, mas a amizade de ambos jamais será a mesma.

Logo em seguida Amir e seu pai deixam a cidade rumo aos Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão. A partir de então ambos seguem com suas vidas em separado, mas é certo que um dia Amir terá de desenterrar o passado e acertar as contas com seu honrado amigo da pipa azul.

Khaled Hosseini escreve lindamente, a emoção transborda em casa trecho, uma história forte, que marca e fere o leitor em determinados momentos, mas que também é repleta de ternura e laços de amor.

O Caçador de Pipas” tem exatamente tudo que um bom romance precisa: envolvimento, personagens cativantes e um enredo arrebatador. Traz o verdadeiro sentido da palavra amizade, por muitos perdido ou vulgarizado nos dias atuais. Me atrevo a dizer que passei a enxergar com outros olhos a amizade, como uma forma de expressão do amor, um laço forte de união entre pessoas e não apenas um título dado a qualquer pessoa que cruza nosso caminho.

BRUNA MARTINS

2 comentários sobre “[RESENHA] O Caçador de Pipas – Khaled Hosseini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s