[RESENHA] Um Amor Perdido – Alyson Richman

Um Amor PerdidoTítulo: Um Amor Perdido
Autor(a): Alyson Richman 
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 336
Classificação: 4,5/5  favorito
Adicione:
 
Skoob
Compre: Amazon

Separados pela guerra, ligados pela memória: uma história envolvente e instigante no rastro da Segunda Guerra Mundial. Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef, um médico recém-formado. Eles vivem cheios de ideais e de sonhos para o futuro, mas também são judeus e muito ligados à família. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantas outras famílias, são separados pela guerra. As escolhas impostas pelo destino os afastam, mas deixam marcas permanentes: o caos e as informações truncadas dos tempos de guerra os levam a crer que o outro morre. Na América, Josef torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. No gueto de Terezín, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver. Apesar de todas as provações e dos infortúnios, mantém a chama daquele primeiro amor acesa, guardada em seu coração. Da glamorosa vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa nazista, Um Amor Perdido explora o poder do primeiro amor, a resiliência do espírito humano e a eterna capacidade de recordar.

Separados pela guerra. Unidos pelas lembranças.

Sabe o porquê eu quase não leio livros em que o cenário se passa no período de guerra? Justamente para evitar sofrimento durante a leitura. E com Um Amor Perdido não foi diferente, inspirado em fatos reais, esse livro te leva de volta ao passado quando as tropas alemãs de Hitler invadiram a cidade de Praga, capital de Tchéquia (República Checa) para possuir poder e torturar os judeus. A leitura causa muita tristeza e dor.

Lenka é uma jovem judia que está em seu segundo ano na faculdade de artes plásticas quando se apaixona pelo irmão de sua melhor amiga, Josef. Ele é judeu e estuda para ser médico por influência do pai. É um amor imediato e muito forte, porém logo são ameaçados por uma guerra iminente e cruel que atinge diretamente os judeus. Com um plano, Josef se casa com Lenka para leva-la embora para os Estados Unidos, para a segurança do estado. Entretendo Lenka convence Josef ir primeiro e salvar sua família, pois ela só iria partir quando seus pais e sua irmã mais nova pudesse ir também. É nesse momento que o casal se vê obrigado a se separem e uma série de tormentos e tristeza acontece na vida dessas duas pessoas.

Um Amor Perdido

Eu chorei, eu chorei muito! Um Amor Perdido não se trata apenas de um romance, mas de relatos sobre a segunda guerra mundial que atingiu os judeus de forma barbara. Lenka é uma guerreia, sofreu diversas torturas, quase não aguentou lutar. Os relatos narrados pela visão dela são mais fortes e impactantes, pois era sobre o que acontecia na guerra. Já os de Josef, intercalava em períodos de presente e passado, mostrando como o amor permanecia vivo.

O livro tem uma história intensa e devastadora que me fez questionar como as pessoas conseguiam superar aquele período de guerra e quais foram os resultados (físicos e psicológicos) de cada tormento que elas viveram. Um fato que ajudou bastante, foi a escrita da autora Alyson Richman, que é clara e bem objetiva, mas em nenhum momento ela foi cruel demais nos relatos, apenas narrava com clareza, transmitindo assim diversas sensações durante a leitura.

Em suma, Um Amor Perdido é uma obra que merece ser lida para trazer reflexões profundas em nossas vidas. É difícil entender como os judeus sofreram tanto nas mãos de nazistas só por terem uma etnia diferente. Sem duvidas é um livro que mexe com nossos sentimentos, por isso indico muito.

3 comentários sobre “[RESENHA] Um Amor Perdido – Alyson Richman

Deixe um comentário