[RESENHA] A Marcha – John Lewins

A Marcha CAPATítulo: A Marcha
Autor(a): John Lewins & outros
Editora: Nemo
Páginas: 128
Classificação: 5/5 
Adicione:
 
Skoob
Compre: Amazon | Saraiva

O parlamentar John Lewis é um ícone nos Estados Unidos e uma das principais figuras do movimento pelos direitos civis. Seu comprometimento com a justiça e a não violência o levou de uma pequena fazenda no Alabama para os corredores do Congresso norte-americano; de uma sala de aula segregada para a Marcha em Washington; dos ataques da polícia ao recebimento da Medalha Presidencial da Liberdade pelas mãos do primeiro presidente negro dos Estados Unidos. A Marcha retrata a longa batalha de Lewis pelos direitos humanos e civis, seu encontro com Martin Luther King Jr. e a luta para dar fim às políticas de segregação no país.

A Marcha é uma Graphic Novel publicada pela editora Nemo que retrata a vida de John Lewins, uma das principais figuras no movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos. Este, é o primeiro volume de sua autobiográfica, que retrata desde sua vida simples em uma fazenda no Alabama, até a luta contra o racismo em 1960 sem o uso da violência.

John Lewins transmiti através de páginas ilustradas lindamente, como sua vida foi intensa desde jovem, sua paixão e conhecimentos por galinhas, o levou a ser um grande herói inteligente que lutou com sagacidade contra o racismo. Além de ter o privilegio de conhecer Martin Luther King durante seu movimento.

A Marcha 1

As ilustrações ficaram por conta do artista Nate Powell, que fez um trabalho maravilhoso retratando bem a diferença racial em pinceladas artísticas em preto e branco. As imagens que representa os protestos e a violência consegue transmitir ao leitor, indignação e dor.

Durante a leitura aprendi muito com John Lewins e fiz descobertas sobre o movimento para acabar com a segregação racial. Fiquei chocada ao ler, que nenhum negro poderia comer em um balcão de restaurante, apenas comprar a comida e ir embora, ao contrario dos brancos, que poderia almoçar no estabelecimento. Isso realmente me deixou perplexa, e mesmo sabendo que é uma história verídica, me vi torcendo para que o movimento alcançasse todo o país.

A Marcha

Estou bem ansiosa para os próximos volumes da série, sei que ainda tenho mais que aprender e me surpreender. A lição que fica, é que dá para vencer o mal sem o uso da violência, é preciso ter perseverança e não desistir.

A Marcha é um livro que recomendo a todos, por questões de ética, moral e aprendizado.

Primeira frase:
❝Você sabe nadar?❞

Última Frase:
❝Não se cansem.❞

LEISIANE PELOI

3 comentários sobre “[RESENHA] A Marcha – John Lewins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s