Do Amor e Outros Demônios – Gabriel García Márquez

do amor a outros demoniosTítulo: Do Amor e Outros Demônios
Autor(a): Gabriel García Márquez

Editora: Record
Páginas: 191
Classificação: 3/5 
Adicione: Skoob
Compre: Amazon 

Um livro sobre o desejo que elege as paixões e atinge as raízes mais profundas do ser humano: o amor. Em 1949, o então jovem repórter Gabriel García Márquez acompanha a remoção das criptas do convento histórico de Santa Clara, e o túmulo de uma menina (Sierva María) o faz lembrar as lendas contadas por sua avó. Segundo ela, no Caribe, havia uma marquesinha que tinha uma cabeleira que se arrastava como a cauda de um vestido de noiva. Venerada por seus milagres, ela foi mordida por um cachorro e morreu de raiva. Seria ela ali enterrada? García Márquez conta a história da filha única de um marquês, criada no convívio de escravos e orixás, e um padre incumbido de exorcizar os demônios que se acredita terem possuído a pequena, cujos cabelos só seriam cortados em seu casamento.

Para começar, eu acho que li esse livro no momento errado, acredito que eu teria aproveitado mais a leitura, extraído mais o seu conteúdo, se tivesse lido ele quando não tivesse tão cansada.

A história nos leva ao um cenário de uma sociedade colonial, rico em crendices, onde se atribuía ao diabo a culpa por muitas coisas que aconteciam. Era uma época que quase não existiam curas para as doenças, estudos científicos não eram aceitos pela igreja, e inclusive tinha a proibição de ler vários livros.

Sem dúvidas é uma obra que merece todo reconhecimento, pois tem um conteúdo incrível que aborda tantos temas fortes em tão poucas páginas, além dos relacionamentos do Marquês, que para mim foi o ponto alto do livro, porque Sierva María, apesar de protagonista, achei que o autor poderia ter explorado mais o personagem dela.

“Naquele mundo opressivo em que ninguém era livre, Sierva María o era: só ela e só ali. Por isso era ali que se celebrava a festa, em sua verdadeira casa e com sua verdadeira família.” 

Faltou alguma coisa para me conectar a trama, quando terminei o livro fiquei bem pensativa, se gostei ou não gostei? Confesso que metade dele me chocou e a outra me conquistou. Mas que sem dúvidas eu indico essa leitura muito valiosa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s