ESPECIAL: SÉRIE OS INSTRUMENTOS MORTAIS e AS PEÇAS INFERNAIS


“Sempre se deve ter cuidado com os livros, e com o que está dentro dele, pois as palavras têm o poder de nos transformar.” Anjo Mecânico -Tessa Gray


OS INSTRUMENTOS MORTAIS

Os Instrumentos Mortais (nos Estados Unidos, The Mortal Instruments) é uma série literária composta por seis livros de fantasia, escrito por Cassandra Clare, sendo eles: 

  • Cidade dos Ossos – (2007 nos EUA e 2010 no Brasil)
  • Cidade das Cinzas – (2008 nos EUA e 2011 no Brasil)
  • Cidade de Vidro – (2009 nos EUA e 2011 no Brasil)
  • Cidade dos Anjos Caídos – (2011 nos EUA e 2012 no Brasil)
  • Cidade das Almas Perdidas – (2012 nos EUA e 2013 no Brasil)
  • Cidade do Fogo Celestial – (2014 nos EUA e 2014 no Brasil)

Sem título

Inicialmente Cassandre Clare pretendia fazer uma trilogia, após a publicação do terceiro livro, o sucesso foi mundial e Clare em 4 de agosto de 2010 anunciou em uma transmissão online ao vivo que mais três livros seriam lançados, dando início a uma segunda trilogia na série principal, onde o foco de narração mudaria para Simon Lewis, o melhor amigo de Clary, e sua adaptação à nova vida. Todos os livros da autora foram lançados pela editora Simon & Schuster nos Estados Unidos e pela editora Galera Record no Brasil.

Os Instrumentos Mortais são: O Cálice, com o poder de invocar ou controlar demônios. A Espada que obriga caçadores de sombra a dizer a verdade e o Espelho, cujo poderes são desconhecidos.
Os Instrumentos Mortais são: O Cálice, com o poder de invocar ou controlar demônios. A Espada que obriga caçadores de sombra a dizer a verdade e o Espelho, cujo poderes são desconhecidos.
A saga completa vendeu cerca de 15 milhões de exemplares mundialmente.

Recepção Crítica

cidade-dos-ossos1Cidade dos Ossos foi bastante popular na época de lançamento, alcançando a oitava posição na Lista de Best-Seller do New York Times (livros infantis) em Abril de 2007. Publishers Weekly comentou que o livro é “uma extensa fantasia urbana sobre todo o tipo de criatura conhecida no gênero”. Locus elogiou o livro como “um primeiro romance altamente legível.” Uma resenha no School Library Journal observou que o livro continha uma variedade de falhas narrativas, incluindo personagens que eram “esporadicamente caracterizados” e cujo comportamento era previsível. Apesar disso, eles observaram que o livro era divertido e deixaria os leitores ansiosos pela continuação. Holly Black, autora do best-seller As Crónicas de Spiderwick, afirma que Cidade dos Ossos é “engraçado, sombrio e sexy. Um dos meus livros favoritos.” A autora Kelly Link disse: “São Vampiros contra lobisomens em Harlem, enquanto sensuais caçadores de demônios rondam pelos clubes do Centro e cafeterias do Brooklyn – Cidade dos Ossos é uma épica fantasia urbana. Cassandra Clare é um gênio.” cidade-das-cinzas

Cidade das Cinzas foi nomeado no 2009 ALA Teen’s Top Ten em uma votação para os melhores dez livros infanto-juvenis do ano, o livro ficou em sexto lugar.

glass-br.inddCidade de Vidro também recebeu críticas positivas, com Booklist dizendo que o livro foi uma “abundância de romance, perda, honra e traição para fazer a viagem valer a pena. Um contador de histórias experiente, Clare se move a trama rapidamente a um final satisfatório.” School Library Journal disse: “Embora a história seja dificultada pela previsibilidade e escrita exagerada, Clare continua o seu talento para misturar hip, humor moderno, com fantasia tradicional, e os fãs que aguardam ansiosamente a conclusão da série devem estar mais que satisfeitos”.

Adaptação cinematográfica

Em março de 2012, a Sony Pictures e o diretor Scott Charles Stewart se afastaram do projeto do filme. Entretanto, a Constantin Film e a Unique Features continuam a desenvolver a chegada da saga literária de Cassandra Clare aos cinemas.

serie-700x370Entretanto o filme não teve o sucesso esperado e em 2015 o canal americano ABC Family, comprou os direitos autorais da série onde já começaram as gravações para o novo seriado da TV intitulado “SHADOWHUNTERS” com estreia em 2016. Conta como diretor o McG (‘O Exterminador do Futuro – A Salvação’, ‘As Panteras’). 

AS PEÇAS INFERNAIS

Em 2009, Cassandra Clare anunciou uma nova trilogia conjunta, As Peças Infernais (no original The Infernal Devices), situado no mesmo universo que Instrumentos Mortais, sendo que a história se passa 128 anos antes dos acontecimentos de Cidade dos Ossos. A série consiste em três livros:

  • Anjo Mecânico – (2010 nos EUA e 2012 no Brasil)
  • Príncipe Mecânico – (2011 nos EUA e 2013 no Brasil)
  • Princesa Mecânica – (2013 nos EUA e 2013 no Brasil)

CAPA-As-Peças-Infernais

A série tem seu lugar na Londres Vitoriana, dez anos antes da paz travada entre os Caçadores de Sombras e os Integrantes do Submundo (vampiros, lobisomens, feiticeiros e fadas) se iniciar. Como os Caçadores de Sombras consideram-se mais superiores e puros do que os Integrantes do Submundo ou os demônios, eles podem ter nenhum escrúpulos em querer matá-los.

O primeiro livro da série é intitulado Anjo Mecânico e introduz a história de Tessa Gray, uma adolesceste órfã que vai até Londres para encontrar seu irmão, Nathaniel Gray. Para isso, terá que forjar uma aliança com os misteriosos Caçadores de Sombras, para sobreviver num inimaginável mundo perigoso.

Muitos dos nomes das famílias dos Caçadores de Sombras utilizados em Os Instrumentos Mortais são introduzidos nesta série. Outro personagem, Magnus Bane, o alto feiticeiro do Brooklyn, desempenha um papel na série da Inglaterra Vitoriana e 129 anos mais tarde, ele é um personagem de Os Instrumentos Mortais também. 

colar anjo mecanico as pecas infernais
Colar em formato de um Anjo Mecânico que pertence a Tessa Gray (protagonista), herança de sua mãe, uma peça muito importante na série.

SÉRIE COMPLETA

As Crônicas de Bane e O Códex dos Caçadores de Sombras são livros extras das séries. Sendo o primeiro contando a vida do feiticeiro Magnus Bane e o segundo é um manual/guia de como ser um Caçador de Sombras com varias ilustrações.

Confira as resenhas das séries:

OS INSTRUMENTOS MORTAIS

AS PEÇAS INFERNAIS

9 comentários sobre “ESPECIAL: SÉRIE OS INSTRUMENTOS MORTAIS e AS PEÇAS INFERNAIS

  1. Amiga..que máximo! Sério! Amei! ❤
    Não sabia de várias das curiosidades que você apontou, como a receptividade dos livros pelo público e tudo mais…
    Me vi cheia de suspiros e saudades dos nossos personagens… ^^
    Por mais matérias assim…cheias de informação, que aguçam a vontade em quem não leu e deixa saudoso aquele que conhece e ama!

    Arrasou minha Gêmea Shadow Hunter Parabatai!!!!
    😉

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário